O que é Deista e teísta?

Perguntado por: agil . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 2 votos

Ao contrário das bases do teísmo, que consiste na tradição e revelação direta das informações dos antepassados, o deísmo se fundamenta na razão, no livre pensamento e nas experiências pessoais.

2. Que ou pessoa que crê na existência de Deus.

Um agnóstico pode ser ateísta ou teísta. O ateísta não acredita na existência de um deus e não acredita na prova de sua existência. O teísta admite a possibilidade de existência de um deus, mas não consegue provar sua existência.

Trata- se de uma análise da prática filosófico-religiosa denominada deísmo. Cujos seguidores acreditam na presença de Deus na natureza e no próprio homem, bastando a razão para encontrá-lo, no lugar dos elementos comuns das religiões teístas como, por exemplo, os dogmas e tradição.

Baseada nos ensinamentos de Siddhārtha Gautama, é uma religião não teísta, ou seja, não inclui a ideia de uma deidade — um ou vários deuses.

Significado de Deísmo
Os deístas afirmam que Deus criou o universo com tudo o que está nele e está deixando que tudo siga seu curso natural, sem qualquer outra intervenção da Sua parte. O deísmo ensina também que não há milagres e que a Bíblia não é inspirada por Deus.

O agnóstico é aquele que não acredita na existência de deus ou de qualquer outra divindade, porém não nega a possibilidade de existência. O que o agnóstico acredita é que não existe qualquer conhecimento efetivo que comprove a existência ou não existência de um deus. Porém, se vier a ser comprovado, acreditarão.

Hoje e ontem há jovens que se definem como “ateus” e “agnósticos”, mas certamente em nenhuma outra época houve tantos jovens se definindo como “sem religião” que poderiam também ser classificados como “religiosos sem re- ligião”, isto é, adeptos de formas não institucionais de espiritualidade que são normalmente ...

Na sua elaboração definitiva, o termo deísmo afirma a existência de um Ser supremo criador do mundo, mas nega a sua intervenção sobrenatural ulterior à criação.

O ateísta ou ateu nega sua existência, preferindo acreditar nos mecanismos naturais (Big Bang, seleção natural). O agnóstico reconhece nossa limitação cognitiva para decifrar o enigma e fica "em cima do muro", não nega nem afirma a existência do Criador, muito pelo contrário.

Igreja Católica

No entanto, no Brasil, as manifestações religiosas, sofreram modificações em sua base devido às influências culturais a que foram confrontadas, especificamente a Igreja Católica, que foi a primeira religião que chegou às terras brasileiras.