Quais são os 3 tipos de ironia?

Perguntado por: avasconcelos . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.8 / 5 11 votos

A ironia é uma figura de linguagem que consiste em utilizar uma palavra ou expressão, atribuindo-lhe diferente sentido ou significado de acordo com o contexto. Na construção de um texto, ela pode aparecer em três modos: ironia verbal, ironia de situação e ironia dramática (ou satírica).

A ironia é uma figura de linguagem que se caracteriza pelo uso de expressões que remetem ao oposto, de maneira proposital, do que se quis dizer. Veja o seguinte exemplo: Estou de recuperação na escola... Parabéns para mim!

Exemplos de Ironia

  1. Ele correu tão rápido quanto uma tartaruga. ...
  2. A sopa estava uma delícia: fria e sem tempero. ...
  3. Eu fico feliz quando ela não atende as minhas ligações. ...
  4. Ele estudou tanto que tirou zero na prova. ...
  5. Felicidade é trabalhar muito e receber pouco. ...
  6. Ele teve uma grande ideia e arruinou a nossa viagem.

Ironia é uma figura de linguagem que utiliza palavras com sentido oposto para dar ênfase ao discurso. Como esse recurso estilístico recorre à combinação de ideias e pensamentos, é classificado como uma figura de pensamento. A palavra ironia tem origem grega (euroneia) e significa dissimulação, fingimento.

A ironia verbal é quando o personagem diz algo, mas quer dizer o contrário. Esse tipo de ironia geralmente ocorre com sarcasmo ou humor seco.

Ação de dizer o oposto do que se quer, mas sempre com um propósito depreciativo, de maneira mordaz e amarga. expressão Ironia insultuosa, penosa, mordaz ou cáustica: o sarcasmo estava presente em toda a sua obra literária.

Quando uso o humor como escudo, é ironia. Quando uso o humor como arma, é sarcasmo. Vale lembrar que o deboche é outro termo que também está relacionado com a ironia e o sarcasmo. No entanto, ele é utilizado no discurso com o intuito de menosprezar ou constranger o receptor da mensagem.

A ironia dramática dialoga com o sentido da expressão: “ironia do destino.” Por exemplo, o sujeito que separa-se da esposa, jurando para si mesmo que nunca mais quer vê-la, mas toda vez que busca o filho que está com ela, não pode evitar.

Ironia é a utilização de palavras que manifestam o sentido oposto do seu significado literal. Desta forma, a ironia afirma o contrário daquilo que se quer dizer ou do que se pensa. A ironia é a arte de gozar de alguém, de denunciar, de criticar ou de censurar algo ou alguma coisa.

A ironia está presente em textos diversos. Para se observar a ironia é preciso prestar bastante atenção na construção do discurso – a intenção do texto, o tipo de palavra escolhida, o humor etc. – e no repertório cultural e social que aparece ao longo do texto. O contexto é fundamental para a compreensão da ironia.

Resumo sobre aspas
Também podem ser usadas para destacar uma ironia e outras expressões. Títulos de filmes e de livros podem ser escritos entre aspas ou em itálico. Utilizamos aspas antes do ponto-final para encerrar um período iniciado sem aspas.

A elipse é uma figura de linguagem caracterizada pela omissão de um termo no enunciado; porém, esse termo pode ser subentendido pelo contexto. Por isso, embora o elemento esteja omitido, o contexto nos ajuda a perceber qual elemento é esse. Observe os exemplos a seguir! Ele fez isso e eu: “Você está louco?”

Resposta. Resposta: A ironia é uma técnica da retórica que significa uma dicordância do sentido das palavras, e pode significar a oposição dlo significado real. Ela era usada pelos gregos antigos para dissimular o sentido das palavras e demonstrar ignorância.

A diferença entre humor e ironia é que esta tem uma intenção de falar o oposto daquilo que se diz, enquanto o humor quer apenas provocar o riso. Na ironia, usa-se uma expressão querendo dizer outra. Já no humor, se quer apenas fazer uma brincadeira para gerar entretenimento.