Qual a diferença entre cinismo e hipocrisia?

Perguntado por: ahilario . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.8 / 5 17 votos

Os hipócritas são moralistas, mas na prática negam a moralidade. Geralmente se apegam à subjetividade. Já os cínicos têm uma etimologia que remete a uma antiga escola de filosofia, os kynismós, eles acreditavam que deveria se viver apenas com a natureza negando bens, riquezas, fama, poder, etc...

Cinismo, palavra com origem no termo grego kynismós, é um sistema e doutrina filosófica dos cínicos. Em sentido figurado, o cinismo tem uma conotação pejorativa, pois designa um homem agudo e mordaz que não respeita os sentimentos e valores estabelecidos nem as convenções sociais.

Um exemplo de cinismo seria se uma pessoa vê que há um banco faltando uma das pernas e o coloca de modo que pareça que o mesmo está bom para sentar-se, então uma pessoa senta naquele banco e acaba caindo. Em seguida, a pessoa que colocou o banco danificado ali, oferece ajuda, atuando como se fosse uma boa pessoa.

Por que uma pessoa se torna cínica
Um cínico pertence a um tipo especial de gente. Você provavelmente conhece um cínico. Um cínico de verdade desconfia de tudo novo que vê ou ouve; é intolerante às novas ideias e é pessimista em relação a tudo.

Ao longo dos anos, várias pesquisas projetaram um futuro um tanto pessimista em termos de saúde aos cínicos, pois associaram essa visão negativa da natureza humana com um maior risco de mortalidade, menor bem-estar psicológico, diminuição da autoestima e até menor poder aquisitivo.

Acreditavam que a felicidade estaria relacionada a uma vida simples, em acordo com a natureza, e sem as complexidades das regras e valores sociais. Os cínicos eram, então, pessoas que desprezavam os ordenamentos sociais e viviam em circunstâncias consideradas degradantes para um grego, assemelhando-se a animais.

O cinismo é a verdade sem empatia. Os cínicos são amoralistas, mas na prática negam a amoralidade. Geralmente se apegam à objetividade.

O cinismo é uma corrente filosófica que pregava o total desprezo pelos bens materiais e o prazer. Para os cínicos, a filosofia moral[1] não poderia estar separada do modo de vida dos filósofos. Eles deveriam ser exemplos daquilo que afirmam.

1 arrogante, atrevido, debochado, fingido, hipócrita, insolente, ousado, petulante, sarcástico, tartufo.

despudorado desavergonhado canastrão cabotino bicionista cínico impostor presumido canalha biltre choldra corja crápula desbriado gentalha ignóbil indigno meliante miserável ordinário patife plebe pulha ralé sacripanta safardana vil capadura castração descarado semvergonha acanalhado impudente indecente insolente ...

Seja cauteloso, de maneira geral
O cínico pode voltar-se contra você, se as circunstancias assim determinarem, e usar suas informações a favor dele. Além disso, seja cauteloso quando alguém assim falar mal de outras pessoas para você.

A forma mais simples de lidar com a situação no momento é reconhecer o comentário (acenar a cabeça ou dizer “Certo”), como se as palavras fossem sinceras. Assim, dá para continuar a conversa sem interrupção ou outros problemas. Você pode ignorar completamente o comentário e fingir que não ouviu nada.

Consiste num tipo de ironia insultuosa. Já a ironia é mais moderada, não tendo como propósito o teor do sarcasmo. A ironia representa a expressão de uma ideia que é o oposto daquilo que a pessoa realmente pensa. Cinismo é um sistema e doutrina filosófica dos cínicos.