Como era a monarquia absolutista?

Perguntado por: nnovais . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.2 / 5 6 votos

AS CARACTERÍSTICAS DO ABSOLUTISMO MONÁRQUICO A monarquia absoluta é definida por: uma única pessoa dita as regras na gestão pública; • as regras e leis impostas pelo monarca não podem ser revogadas ou questionadas; • o rei tem o controle absoluto sobre a região ou país.

Monarquia Absoluta – o rei concentra os poderes de legislar e executar as leis, e muitas vezes, julgar aqueles que as transgridem. Exemplo: Arábia Saudita e Suazilândia.

O absolutismo é um sistema político que predominou na Europa do século XVI ao século XVIII, e que consistiu em um governo no qual o poder absoluto estava concentrado nas mãos do rei ou da rainha. Havia uma espécie de relação de fidelidade dos súditos em relação aos monarcas.

Esse sistema político surgiu a partir dos interesses da burguesia emergente. O Absolutismo foi um sistema político que, em geral, defendia o poder absoluto do monarca sobre o Estado e foi muito comum a partir do século XVI até meados do século XIX em diversas partes da Europa.

Na monarquia, forma de governo vigente no Brasil antes da proclamação da república, o país é governado pelo rei, ou monarca, que exerce a função de chefe de Estado sem limites de poder ou tempo. Não há eleição, o poder decorre da hereditariedade, apenas integrantes da família real podem chegar ao cargo de rei.

O absolutismo é um sistema político que esteve presente nas monarquias europeias entre os séculos XVI e XIX, marcado pela concentração de poder na figura do monarca, sendo que o poder dessa figura era absoluto. O absolutismo foi muito presente em países como Espanha, Inglaterra e França.

O absolutismo foi uma forma de governo que prezava pelo poder absoluto do monarca e surgiu para atender as demandas da nobreza feudal e da burguesia mercantil. Absolutismo foi uma forma de governo muito comum na Europa entre os séculos XVI e XIX e defendeu a teoria do poder absoluto do rei sobre toda a nação.

Na monarquia absoluta ou absolutista, o monarca possui poderes amplos sobre o país. Assim, além de ser chefe de Estado, o monarca também é chefe de governo. Dentro da monarquia absoluta os poderes do monarca estão acima de qualquer instituição, já que o seu poder é absoluto.

Características do estado absolutista

  • Ausência de divisão de poderes;
  • Poder concentrado no Estado;
  • Mercantilismo.

A nobreza representava uma forte base de sustentação política capaz de legitimar a autoridade do monarca. Por essa razão, os nobres foram amplamente privilegiados no interior do estado absolutista ao ter a isenção sobre diversos impostos, além do expressivo poder de barganha política para obter favores pessoais do rei.