Qual foi o primeiro país absolutista?

Perguntado por: lmata . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.1 / 5 19 votos

O absolutismo surgiu na Europa no século XVI após a crise do feudalismo. O princípio aconteceu na França no momento em que o rei Luís XIV, conhecido como “Rei Sol”, assumiu o poder depois da morte do seu primeiro-ministro, em 1661.

Além da França, cujo a ideologia foi resumida no rei Luís XIV, o absolutismo existia em uma variedade de outros países europeus, incluindo a Espanha, a Prússia e a Áustria. Veja também o significado de monarquia constitucional e absolutismo monárquico.

Principais monarcas absolutistas
Alguns países da Europa passaram pelo regime absolutista, mas os principais reinos absolutistas foram França, Espanha e Inglaterra.

Primeiro, no século XVI, foram os espanhóis. Depois, no século XVII, foi a vez da França assumir a liderança continental. E, por fim, no Século XVIII, foi a vez da Inglaterra.

Os principais reinos absolutistas foram Espanha, França e Inglaterra. Na Espanha, a unificação política começou em 1469 por meio do casamento do rei Fernando de Aragão e a rainha Isabel de Castela.

O Absolutismo foi um sistema político que, em geral, defendia o poder absoluto do monarca sobre o Estado e foi muito comum a partir do século XVI até meados do século XIX em diversas partes da Europa.

Dentre os teóricos que mais contribuíram para o absolutismo se incluem autores como Thomas Hobbes, Nicolau Maquiavel, Jean Bodin e Bossuet.

O rei francês Luís XIV é considerado pelos historiadores o grande modelo de monarca absolutista.

O absolutismo foi uma forma de governo que prezava pelo poder absoluto do monarca e surgiu para atender as demandas da nobreza feudal e da burguesia mercantil. Absolutismo foi uma forma de governo muito comum na Europa entre os séculos XVI e XIX e defendeu a teoria do poder absoluto do rei sobre toda a nação.

No Brasil, conforme se pretenderá demonstrar ao longo deste artigo, a influência dos valores absolutistas foi fundamental para a consolidação do Estado, ao longo do período da Regência e do Primeiro Império, períodos esses bastante refratários aos ventos liberais que sopravam sobre a Europa e a América do Norte.

O Estado Absolutista surgiu no processo de formação do Estado Moderno ao mesmo tempo que a burguesia se fortalecia. Durante a Idade Média, os nobres detinham mais poder que o rei. O soberano era apenas mais um entre os nobres e deveria buscar o equilíbrio entre a nobreza e seu próprio espaço.