Como enviar um currículo pelo E-mail?

Perguntado por: aassis . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 9 votos

Você deve: escrever a vaga para a qual está enviando o CV logo no título, explicar por que está se candidatando, resumir sua experiência relevante, dizer como irá beneficiar a empresa e encerrar esclarecendo que anexou o currículo. Tenha muita calma nessa hora.

Como enviar currículo por Gmail pelo celular

  1. Abra o app do Gmail;
  2. Clique em “Escrever”;
  3. Toque em “Anexar”;
  4. Escolha “Anexar arquivo” se estiver usando Android;
  5. Selecione o seu currículo.

Como mandar curriculo por Gmail

  1. Acesse a sua conta Gmail;
  2. Clique em “Escrever”;
  3. Coloque o email do recrutador;
  4. Insira o título do email;
  5. Escreva o corpo do email;
  6. Clique em “anexar arquivo”, representado pelo ícone de um clip;
  7. Encontre o arquivo do seu currículo em PDF e clique em “abrir”;
  8. Envie o email.

Para colocar o currículo em PDF no celular, use o Google Docs para criar o seu currículo profissional. Crie um documento online e escreva normalmente o seu currículo. Na hora de salvar, clique em "Arquivo" e depois em “Fazer download”. Selecione a opção “PDF”.

A resposta para a pergunta acima é um tanto complicada, mas para ajudá-lo a tomar a melhor e mais educada decisão, pesquisamos o que os principais coaches de carreira especializados em revisões de currículos dizem sobre o assunto. Sem delongas, o formato correto de você enviar o seu currículo é sempre em PDF.

Pelo Microsoft Word

  1. Clique em “Arquivo”;
  2. Clique “Mais opções” (…)
  3. Clique em “Salvar como”
  4. No menu que se abre, selecione a opção “Baixar como PDF”.
  5. O arquivo será convertido e baixado automaticamente.

Enviar uma mensagem

  1. No smartphone ou tablet Android, abra o app Gmail .
  2. No canto inferior direito, toque em Escrever.
  3. No campo "Para", adicione os destinatários. Você também pode adicioná-los das seguintes formas: ...
  4. Adicione um assunto.
  5. Escreva sua mensagem.
  6. Na parte superior da página, toque em Enviar .

Sobre mim: o que escrever?

  1. Conheça mais sobre a oportunidade e perfil da empresa. ...
  2. Inicie compartilhando qual é a sua formação. ...
  3. Valorize as suas habilidades socioemocionais. ...
  4. Inclua outras características pertinentes com a oportunidade.

Como anexar o currículo no WhatsApp

  1. Entre no WhatsApp;
  2. Abra o bate-papo com o contato ou grupo onde você vai enviar o documento;
  3. Clique no ícone de clipe de papel da caixa de texto;
  4. Clique em “Documento”;
  5. Procure o documento no seu celular e clique nele;
  6. Clique no ícone de enviar.

Sim, o Google Docs também é uma excelente ferramenta para criar currículo no celular, de forma bem rápida. O aplicativo do editor de textos tem alguns modelos para te ajudar na construção e ainda conta com todas as ferramentas de edição para alterar fontes, textos, seções e cores, por exemplo.

Embora haja vantagens e desvantagens no caso dos dois formatos, o PDF é o que se sobressai. Esse é o indicado pelos principais coaches de carreira especializados em revisões de currículos, que afirmam que em PDF o texto fica melhor formatado e não é possível ser editado, tornando-o muito mais confiável.

Você pode mantê-lo no formato original, como um arquivo de extensão . doc ou . docx, ou salvar a versão final como um arquivo em PDF. Muitos profissionais podem ficar na dúvida, ao salvar (e também na hora de enviar) o currículo.

Abaixo selecionamos as 3 melhores opções gratuitas de aplicativos para você poder fazer isso:

  • Microsoft Word. Compatibilidade: iOS e Android.
  • Documentos Google. Compatibilidade: iOS e Android.
  • Canva. Compatibilidade: iOS e Android.

Google Drive
Basta clicar em Arquivo, depois em Salvar Como e escolher a opção PDF. O aplicativo também possibilita digitalizar documentos através da câmera do celular e baixar o arquivo também em PDF. Para isso, acesse o drive em seu celular, clique no sinal de mais (+) e depois em digitalizar.

Clique em Arquivo > Compartilhar > Email e selecione uma das seguintes opções: Enviar como Anexo Abre uma mensagem de email com uma cópia anexada do arquivo em seu formato de arquivo original. Enviar como PDF Abre uma mensagem de email com uma cópia anexada do arquivo em formato . pdf.

Resumo: como escrever um e-mail formal
Passo 1: use um endereço adequado; Passo 2: seja objetivo no assunto; Passo 3: crie a mensagem; Introdução - seja amistoso, use “Caro / Cara”, “Prezado / Prezada” ou “Exmo. / Exma.”