Como eliminar verrugas?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 19 votos

Cubra as verrugas com vitamina C, para isso, triture um tablete de vitamina C e adicione água para fazer uma pasta espessa. Aplique a pasta na verruga e depois cubra. A vitamina C é ligeiramente ácida, por isso pode irritar a verruga o suficiente para fazê-la desaparecer.

Verrux é um removedor de verrugas comuns, plantares e de calosidades. É composto de 0,20 g/ml de Ácido Salicílico e 0,15 g/mL de Ácido Láctico. Possui maior precisão na aplicação, com secagem rápida e que não deixa o produto escorrer. Solução tópica de uso externo em adultos e crianças a partir de 2 anos.

Para casos estéticos, a Crioterapia pode ser utilizada para remover verrugas com a aplicação de nitrogênio líquido, em temperaturas negativas. Desta forma, o procedimento congela a verruga e o vírus, estimulando a eliminação de forma gradual, o que dentro de poucos dias, será observado com a queda da lesão.

Crioterapia: Consiste no congelamento das verrugas com nitrogênio líquido; Eletrocauterização: Consiste na ressecção das lesões utilizando energia térmica transmitida por um cautério. É uma técnica rápida e, sem dúvida, eficaz de tratamento de verrugas genitais.

Em geral, a anestesia local é usada e as técnicas para a retirada dos acrocórdons envolvem bisturi elétrico, crioterapia (nitrogênio líquido) ou shaving, quando é feita a remoção com tesoura ou lâmina. “A cicatrização é muito rápida e normalmente a cicatriz fica imperceptível”, complementa o dr. Ricardo Carmello.

São comumente encontradas nas extremidades, palmas das mãos e pés. Embora aparentemente a verruga dê a impressão de ser possível arrancá-la, não faça isso. Você não conseguirá tirar o vírus e ele continuará “germinando”. Também não a corte, pois o aparelho pode estar contaminado e gerar uma infecção.

As verrugas são lesões da pele causadas pelo vírus papilomavírus humano (HPV). Disseminam-se pela pele através do contato das lesões com áreas não atingidas e são transmitidas pelo contato direto com pessoas contaminadas.

Os principais tratamentos destrutivos são a crioterapia (queimar a verruga com nitrogênio líquido), a cauterização com bisturi elétrico, cauterização química com ácido tricloroacético, laser ou mesmo cirurgia de remoção. Se a doença não for identificada e tratada, pode evoluir para um câncer.

Ácido salicílico
Deve ser aplicado diretamente na verruga, com a pele seca e limpa. Normalmente é necessário repetir a aplicação diariamente. Pode ser colocada uma fita adesiva por cima das almofadas para fixá-las ou para reter a pomada na pele.

Os pesquisadores concluíram que: “Ácido Salicílico e Crioterapia foram igualmente efetivos para a remoção de verrugas plantares.”

Tamanho das verrugas – a infecção pelo HPV pode não apresentar sintomas, mas é comum que cause verrugas de tamanhos variáveis. Mas, nem sempre elas são visíveis ao olho humano. Aspecto das verrugas – pode ser da cor da pele ou ligeiramente mais escuras.

Você também pode tentar remover a verruga com o bicarbonato de sódio.Dissolva o bicarbonato em água e depois lave a mão ou o pé que contém a verruga com a mistura. Deixe que sua mão ou a parte afeta seque naturalmente, com o bicarbonato ainda nela. Repita o processo com frequência, até que a verruga desapareça.

As lesões verrucosas por HPV podem ser tratadas na unidade de saúde da família, a partir da aplicação local de ácido tricloroacético a 80%-90% em solução alcoólica, em pequena quantidade, com cotonete, microbrush ou escova endocervical montada com algodão.

Essas verruguinhas são conhecidas como acrocórdons. São lesões benignas da pele, geralmente localizadas no pescoço, axilas, colo e virilha. Sabe-se que seu aparecimento está relacionado com o avançar da idade, obesidade, gravidez, menopausa e alguns distúrbios endócrinos.

A verruga é um problema de pele muito comum e incomoda bastante. Apesar da tentação, não se deve tentar retirá-la em casa, pois isso aumenta a chance de que ela se espalhe. Ela é causada por um vírus, por isso, esse risco existe.

O preço médio de um tratamento para verrugas é R$ 150 e deve ser realizado por um dermatologista. O preço deste tratamento é indicativo.