Como ficar mais alta?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 8 votos

Ficando mais alto

  1. Coma muita proteína magra. As proteínas magras presentes em carnes brancas de aves, peixes, soja e leite, ajudam a promover o crescimento muscular e a saúde dos ossos. ...
  2. Consuma bastante cálcio. ...
  3. Obtenha bastante zinco. ...
  4. Obtenha vitamina D suficiente.

A única forma de ganhar alguns centímetros a mais de altura na idade adulta é recorrer a um procedimento extremo chamado alongamento ósseo.

A altura é algo principalmente relacionado à genética. De 60 a 80% de sua altura são determinados pelo DNA passado a você pelos seus pais, enquanto 20 a 40% do crescimento ficam ligados a fatores ambientais, ou seja, dieta, saúde, a quantidade de exercício realizado e o número de horas reservadas para o sono.

Depois de muitos anos de pesquisa, foi aprovado, em novembro de 2021, pela Anvisa, o primeiro medicamento específico para acondroplasia. O remédio, fabricado pela farmacêutica BioMarin, se chama Voxzogo, promove o crescimento dos ossos e é recomendado para crianças a partir dos dois anos de idade.

Não. Ou quase não. O crescimento natural acaba no máximo até os 18 anos e não há terapia hormonal que permita continuá-lo na vida adulta artificialmente. A culpa é das placas epifisárias: cartilagens que ficam nas extremidades dos ossos longos, como as pernas e os braços, que têm capacidade de crescimento.

Geralmente, uma pessoa para de crescer entre os 15 e 20 anos. Até os primeiros dois anos, a nutrição é o fator mais importante para o crescimento. Depois dessa idade, fatores genéticos (como a altura dos pais) e o hormônio do crescimento (GH) passam a determinar a altura.

Apesar de algumas medidas ajudarem durante a fase de crescimento, como uma boa alimentação, prática de exercícios físicos e bons hábitos de sono, após atingirmos a idade adulta, pouco se pode fazer para garantir alguns centímetros a mais.

De maneira objetiva, 1,73m para um menino de 13 anos é uma estatura muito elevada se comparada com a população geral. Todavia, essa é uma resposta que envolve a avaliação da estatura familiar, assim como a idade óssea do indivíduo. O melhor seria uma avaliação em consulta com especialista.

Pelos gráficos da Organização Mundial da Saúde, sim. Após uma avaliação baseada no canal familiar e idade óssea, caso a previsão estatural final seja muito acima do que pode ser considerado normal, tratamentos hormonais e até mesmo ortopédicos podem ser utilizados.

Como o desenvolvimento varia de adolescente para adolescente, uma menina de 12 anos pode ainda crescer sim, mesmo que já tenha 1,70. É necessário saber em que estágio você está. A altura dos seus pais também influencia muito na sua altura final.

No Brasil, a média para mulheres é de 1,60, então diria que está um pouco acima da média. Já nos países do norte da Europa vc seria considerada mais para baixa, enquanto no Japão, por exemplo, talvez seja considerada mais para alta.

61% das mulheres dizem que a altura perfeita para um homem é de 1,72 metros. 40% das mulheres preferem homens com mais de 1,80 m de altura. Anteriormente, psicólogos da Universidade de Cambridge descobriram que era de facto o comprimento das pernas que determinava a atratividade das mulheres.

Uma outra forma de saber a altura que a criança terá na vida adulta, é multiplicar por 2 a altura que ela tem aos 2 anos de idade. Por exemplo, se tiver 86 cm aos 2 anos, deve ter 1,72 cm aos 21 anos, que é quando a pessoa deixa de crescer.

Além da deficiência do GH, o distúrbio de crescimento também pode estar associado às doenças que afetam a tireoide, o coração, o intestino e os rins. Ainda existem os distúrbios genéticos, que podem afetar o desenvolvimento desde a fase intrauterina até a quase adulta.

Obesidade, hábitos alimentares pouco saudáveis, estilo de vida sedentário e má saúde do coração durante a infância e adolescência podem aumentar o risco de problemas de saúde mais tarde na vida.

O hormônio do crescimento é liberado durante o sono profundo. Portanto, é importante que a criança adormeça quando os hormônios são liberados, e é importante que adormeça por volta das 21h. Portanto, as crianças que dormem muito tarde podem ter baixa estatura.