Como eliminar bactérias na gengiva?

Perguntado por: ulacerda . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 15 votos

A maioria dos casos exige medicamentos como antibióticos para a infecção bacteriana, analgésico para o controle das dores, anticéptico bucal antifúngico e bactericida, e limpeza feita no consultório. “O tempo para tratar varia de acordo com o caso e se o paciente segue os cuidados corretamente.

O tratamento medicamentoso passa pela prescrição de antibióticos (p. ex. a amoxicilina ou a minociclina, entre outros) e /ou anti-inflamatórios (p. ex. o ibuprofeno ou o nimesulide, entre muitos outros).

Sensação de gosto ruim na boca
A infecção na gengiva também pode ser acompanhada de gosto ruim na boca, que geralmente vem junto do mau hálito. Esse gosto estranho está relacionado ao acúmulo de pus na boca e também ao excesso de bactérias.

Como fazer o tratamento caseiro para gengivite com água e sal:

  1. Adicione 1/2 a 3/4 colher de chá de sal a um copo de água morna e misture bem;
  2. Faça um bochecho com a solução na boca por até 30 segundos;
  3. Cuspa a solução;
  4. Repita duas a três vezes por dia.

Esse problema é, na maior parte das vezes, causado por hábitos insuficientes de higiene bucal. Afinal, escovar os dentes da maneira errada ou pular o uso do fio dental contribui para a formação da placa bacteriana, que pode se solidificar e endurecer, gerando o tártaro.

Os métodos usados para manter a boca saudável são conhecidos há anos: escovação e uso de fio dental. E essas técnicas poderão se tornar ainda melhores.

O uso de antibióticos ajuda a eliminar e controlar o crescimento de bactérias na boca. Já em casos avançados, a cirurgia é a melhor alternativa e pode envolver o dimensionamento de profundidade, enxerto de gengiva ou de osso.

"A escovação independente da condição gengival tem que ser realizada de forma suave e com uma escova dental macia, sempre após o uso do fio dental", acrescenta Leonardo. Deixar de fazer a limpeza bucal tende apenas a agravar a situação. Por isso, esforce-se!

Entretanto, uma medida que pode ajudar a aliviar o inchaço sem trazer complicações é fazer bochechos com água morna e um pouco de sal. Essa solução tem propriedades antissépticas e ajudará a reduzir o desconforto, porém, ela não é um remédio e somente ajuda no alívio até a data da consulta com o dentista.

Os contraceptivos orais ou injetáveis também podem contribuir para o agravamento da gengivite, tal como a exposição ao chumbo, ao bismuto (muito utilizado nos cosméticos) ou a outros metais pesados como o níquel (usado em joias). Algumas doenças que podem causar ou piorar a gengivite devem ser tratadas ou controladas.

Água morna com sal
Ajuda a acalmar e a cicatrizar a gengiva, aliviando a dor da inflamação. A mistura o ideal e o modo de preparo são: usar ½ colher de sal para cada copo de água morna; misturar a solução.

Os remédios indicados para a inflamação e o inchaço da gengiva são antibióticos, como a amoxicilina e a minociclina, e/ou anti-inflamatórios, tal como o nimesulida e o ibuprofeno.