Como é um pai borderline?

Perguntado por: igaspar2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 15 votos

Falta de auto-identidade: o pai borderline é excessivamente controlador ou envolvido na vida de seus filhos. Como resultado, eles consideram inseguro explorarem a própria identidade; Falta de confiança: o pai borderline é excessivamente críticos consigo mesmos e com os outros.

O transtorno de personalidade borderline compreende uma amplitude de comportamentos que envolvem o pre- juízo a si mesmo e aos outros de maneira significativa. No homem, a agressão (ou agressividade) aparece em um nível exacerbado e é destaque ao falar dessa patologia nessa gama de indivíduos (Bayes & Parker, 2017).

Angústia de abandono. Mudança frequente e repentina de humor (instabilidade emocional) Instabilidade afetiva (hora ama, hora odeia) Sentimentos polarizados.

Filhos de pessoas acometidas por Transtorno de Personalidade Borderline tendem a se isolar do meio envolvente. São crianças menos atentas, interessadas ou desejosas de interagir com seus cuidadores e demonstram um apego mais desorganizado.

Pacientes com esse transtorno costumam ter dificuldade de controlar o sentimento de raiva, reagindo muitas vezes de forma exagerada e inadequada. Após a explosão, muitas vezes se sentem mal ou com sentimento de culpa pela reação, reforçando a auto imagem de uma pessoas má.

As pessoas com borderline têm dificuldade para compreender a si mesmas e seus laços afetivos. Dessa maneira, elas possuem comportamentos exacerbados que acabam tornando realidade os seus maiores medos. Em outras palavras, são atores ativos em seu próprio sofrimento emocional.

Quais os tipos de transtorno de borderline?

  • Borderline convencional. ...
  • Borderline invisível. ...
  • Borderline impulsivo. ...
  • Borderline petulante. ...
  • Borderline autodestrutivo. ...
  • Borderline é mais comum em mulheres ou em homens?

Assim como outros transtornos mentais, os fatores genéticos podem ser preponderantes para o desenvolvimento do Transtorno Borderline, ao mesmo tempo que as marcas de situações traumáticas vivenciadas precocemente ou abusos físicos e emocionais e ainda vivenciar ambiente de grande instabilidade emocional, podem ...

Em conjunto com a psicoterapia e medicação, hábitos de vida saudável, como boa alimentação e prática de exercício físico podem ajudar a aliviar alguns sintomas da perturbação borderline.

Na perturbação de personalidade borderline as mudanças são mais rápidas e irregulares. Procura desesperadamente evitar o abandono real ou imaginário devido ao medo intenso da rejeição, separação ou abandono.

Como lidar com uma pessoa com borderline?

  1. Demonstre que você se importa.
  2. Tenha clareza na comunicação.
  3. Não utilize palavras de acusação.
  4. Sempre pense com empatia.
  5. Preste atenção aos gatilhos.
  6. Não contribua nos ataques de fúria.
  7. Reconheça sempre que possível.

Por isso, é importante manter uma rotina familiar, com contato constante com amigos e familiares, buscando reduzir o sentimento de rejeição e abandono. Fique atento às falas e atitudes dos pacientes: ameaças de suicídio e automutilação devem ser encaradas com seriedade.

Várias causas são apontadas para a origem do transtorno. Acredita-se que, além do forte componente genético, experiências traumáticas na infância, como abuso sexual e negligência, causariam a desregulação emocional e a impulsividade, levando aos comportamentos não-funcionais, déficits e conflitos psicossociais.

Apesar dos obstáculos e desafios, o transtorno de personalidade borderline tem tratamento, no sentido de ser possível uma recuperação. No entanto, é comum a pessoa com este transtorno evitar ou ignorar qualquer ajuda sendo importante, por isso, o seu incentivo e apoio.