Como é que se joga truco?

Perguntado por: talencastro . Última atualização: 26 de setembro de 2023
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O Truco é disputado em mãos. Cada mão vale inicialmente 1 ponto, e ganha o jogo a dupla ou trio que fizer 12 pontos. Para jogar uma mão, cada jogador recebe três cartas. No final da distribuição das cartas, vira-se uma carta do baralho para cima (a “vira”) e a carta seguinte em seus 4 diferentes naipes são as Manilhas.

No truco mineiro, da mais forte para a menos, as manilhas são: 4 de paus (Zap) > 7 de copas > A de espadas (Espadilha) > 7 de ouros. Já no paulista, as manilhas variam de acordo com o Vira. O embaralhador vira uma carta a cada mão, antes de iniciar a primeira rodada. Esta carta define as manilhas das 3 rodadas na mão.

Ordem das cartas (da menor para maior): 4, 5, 6, 7, Q, J, K, A, 2, 3. Após a distribuição das cartas, inicia-se uma mão, valendo 2 ponto. Dessa forma, as mãos são feitas sucessivamente, até que uma das duplas chegue a 12 pontos. A mão de 10 já começa valendo 4 pontos.

O objetivo do Truco é ganhar o maior número de lances que os seus adversários. Os lances consistem de rodadas com um determinado número de pontos (15) que se conseguem ganhando Trucos ou Envidos durante as mãos jogadas, que terão um total de 3 rodadas cada uma.

Como jogar truco paulista
É utilizado um baralho com 40 cartas (exclui-se os 8, 9, 10 e os coringas) com duas duplas. A distribuição das cartas é feita aleatoriamente, não havendo a intervenção de nenhum jogador ou membro da equipe, sendo distribuídas 3 cartas por participante.

O pedido de 6, 9 e 12 representam retrucos, isto é, pedem para aumentar o valor da mão respectivamente de 3 para 6, ou de 6 para 9 ou de 9 para 12. Qualquer jogador pode na sua vez pedir truco.

Mão de onze
5.2 A dupla que estiver em mão de onze e TRUCAR, perderá a partida. 5.3 Se ambas as duplas tiverem onze pontos, a jogada será no escuro, ou seja, não poderão ser trocadas as cartas por nenhuma das duplas.

No Truco, existem dois conceitos sobre o jogador que começa a rodada e quem é o último. O mão (em castelhano: mano), é o que joga primeiro, e o pé (em castelhano: pie), é o último a jogar. O mão é sempre o jogador à direita do pé.

Em ordem decrescente, começa pelas 4 manilhas: Zap, Copeta, Espadilha e Pica-fumo. As demais cartas também em ordem decrescente: 3, 2, Ás, K, J, Q, 7, 6, 5 e 4. As manilhas são definidas como sendo uma carta acima de acordo com a "vira".

Só aqui no Brasil, temos pelo menos três formas de jogar: O Truco Paulista, o Truco Mineiro e o Truco Gaudério.

Em cada rodada, um jogador deve colocar uma de suas cartas na mesa, e o jogador com a carta mais forte vence a rodada. Quem ganhar 2 dessas rodadas ganha a mão e marca 1 ponto, e uma nova mão se inicia.