Como um jogo de xadrez e jogado?

Perguntado por: rsales . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 16 votos

É praticado sobre um tabuleiro quadrado e dividido em 64 casas, alternadamente brancas e pretas. De um lado ficam as 16 peças brancas e de outro um mesmo número de peças pretas. Cada jogador tem direito a um lance por vez. O objetivo da partida é dar o xeque-mate no adversário.

Movimentos do xadrez

  • O rei. O rei pode mover-se em todas as direções (horizontal, vertical e diagonal) somente uma casa de cada vez.
  • A rainha. A rainha move-se ao longo da horizontal, vertical e diagonais mas não pode pular outras peças.
  • O bispo. O bispo move-se ao longo da diagonal. ...
  • O cavalo. ...
  • A torre. ...
  • O peão.

Aberturas de xadrez: Ataque Índio do Rei
A melhor forma de desenvolvê-la é como o próprio Bobby Fischer jogava, avançando seus peões no centro após seu Rei estar em segurança. Essa também não é uma abertura competitiva, mas é muito recomendada para iniciantes por deixar seu Rei em segurança bem cedo na partida.

A natureza e objetivos do jogo de xadrez
O objetivo de cada jogador é colocar o rei do oponente 'sob ataque' de tal forma que o oponente não tenha lance legal. O jogador que alcançar esse objetivo diz-se que deu xeque-mate no rei do oponente e venceu a partida.

Rei: Pode ser movimentado em qualquer direção do tabuleiro, mas apenas de casa em casa. Rainha: Sem restrições, a Rainha tem livre movimentação no jogo na horizontal, vertical e diagonais. Torre: pode correr sem restrição de número de casas e em todas as direções (frente, trás, direita, esquerda).

Jogadas de xadrez: conheça recursos famosos e úteis para usar no...

  • Jogadas de xadrez: Valor das peças.
  • Jogadas de xadrez: Garfo.
  • Jogadas de xadrez: Cravar / Pregar.
  • Jogadas de xadrez: Espeto.
  • Jogadas de xadrez: Ataque descoberto.
  • Jogadas de xadrez: Sacrifício.

As peças auxiliares, tanto as minhas como as adversárias, não têm valor intrínseco, servem somente para defender o rei próprio e matar o rei adversário. São instrumentos. Justamente por causa disso podem ser avaliadas. A dama vale dez, a torre vale cinco, o cavalo e o bispo três, e o peão um.

Escute a versão em áudio!

  • O domínio do centro.
  • O desenvolvimento progressivo.
  • A segurança real.
  • A inatividade das peças.

Movimentos especiais do xadrez. Além do básico de cada peça, o xadrez permite ações especiais em algumas situações: o roque, a captura en passant e a promoção do peão. Os três também estão entre os principais movimentos do xadrez.

A torre pode se mover quantas casas quiser, desde que não seja bloqueada por outra peça. Por esse motivo, as torres são muito eficazes quando colocadas em colunas abertas ou semi-abertas, pois não são obstruídas por outras peças. A torre pode capturar uma peça inimiga movendo-se para a casa ocupada.

Dama

Dama ou Rainha: é a peça mais poderosa do jogo, uma vez que seu movimento combina o da torre e o do bispo, ou seja, pode mover-se pelas colunas, fileiras e diagonal de outra cor.

O Rei é a peça mais importante do xadrez ocidental, cuja captura é o único objetivo do jogo. Nos países lusófonos, o rei é representado pela letra R na notação algébrica de xadrez.

O objetivo do jogo de xadrez é muito simples. O enxadrista precisa movimentar suas peças de maneira que ele consiga deixar o rei adversário sem saída (xeque-mate). Fazendo isso, o jogo chega ao seu final. Obviamente, os movimentos para se chegar a uma situação de deixar o rei do oponente em xeque não são aleatórios.

peão

O peão é a peça mais fraca do xadrez, mas quando atinge a última linha deve obrigatoriamente ser promovido a uma peça da mesma cor.

3- Por um peão: Um peão pode “capturar” para a frente ou para trás saltando por cima de uma peça adversária, desde que a casa situada atrás dessa peça esteja livre. 4- Se, após essa captura, a situação ocorrer novamente, o peão continua a capturar peças adversárias da mesma forma. Depois é passada a vez.