Como jogar baralho?

Perguntado por: uflores . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 19 votos

Basicamente, usa-se um baralho completo, com 52 cartas e, a partir disso, é necessário fazer um monte com sete cartas, colocando-o virado para baixo na mesa, depois um com seis cartas colocado da mesma forma à esquerda do primeiro, e assim sucessivamente até um último monte de apenas uma carta.

52 cartas

Cada baralho produzido deve ser um baralho completo, ou seja, deve ter exatamente 52 cartas, compreendendo quatro naipes (Copas, Espadas, Ouros e Paus), com treze cartas em cada naipe (Ás, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, Valete, Dama e Rei).

Coloque todas as cartas na mesa, com a face voltada para baixo. Cada jogador vira duas cartas de cada vez. Se formarem um par, o jogador pode coletá-las e pode voltar a virar mais duas cartas. Caso contrário, as cartas são viradas para baixo novamente e a vez passa para o seguinte jogador.

Rei. O rei é, na maioria dos jogos de baralho, a segunda carta de maior valor, perdendo apenas para o ás.

Nosso baralho inicia no Ás, depois o dois e segue em diante. Outras curiosidades: as cartas reais representam o rei, a rainha e o valete (servo real). Mas usamos as letras do baralho inglês: J vem de jack (valete ou cavalheiro, em inglês), Q de queen (rainha) e K de king (rei).

Regras gerais. Cada um destes naipes contém por sua vez os seguintes tipos de cartas: ás, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez, valete, dama e rei. Esta ordem completa das cartas é chamada de família.

Das cinqüenta e duas cartas de um baralho convencional são removidas doze (todos os oito, nove e dez) restando quarenta cartas para o jogo. Ás vale 11 pontos sete vale 10 pontos rei vale 4 pontos valete vale 3 pontos dama vale 2 pontos seis, cinco , quatro , três, dois todas sem pontuação.

Existem mais combinações em um baralho de cartas ou estrelas no universo? Parece exagero, mas não é: há mais arranjos possíveis de cartas de baralho do que estrelas no universo conhecido. O número completo é 52! (ou 52 fatorial, lembra-se dele?), que é algo aproximadamente como um 8 seguido por 67 zeros.

O primeiro jogador deve verificar se alguma carta que ele tem na mão é igual a alguma carta da mesa. Se for igual, ele junta as duas cartas em seu monte. Caso a carta seja igual a à carta do topo do monte adversário, ele poderá roubar esse monte, pegando todas as cartas. Recomendado: para crianças a partir de 4 anos.

Para jogar o Vermelho e Preto, é preciso colocar as cartas da esquerda para a direita e deixar a última carta com a face virada para cima. As fundações devem conter os quatro naipes e estarem ordenadas do Ás ao Rei.

Ordem das cartas (da menor para maior): 4, 5, 6, 7, Q, J, K, A, 2, 3. Após a distribuição das cartas, inicia-se uma mão, valendo 2 ponto.

Há o Baralho de quarenta cartas, em que o valete é maior do que a dama, e o de 52 cartas, que é o tipo mais comum.

Carta mais rara do universo Yu-Gi-Oh!, Tyler The Great Warrior foi vendida nesta última semana por US$ 311 mil em um leilão que chegou ao fim no último sábado (29). O valor investido foi de mais de R$ 1,5 milhão de acordo com a cotação atual, um dos mais altos já investidos em uma carta da modalidade.