Como usar Joker no Buraco?

Perguntado por: nsalgado . Última atualização: 27 de setembro de 2023
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O uso do joker (ou curinga), que vale 50 pontos, é permitido. A carta “2” de qualquer naipe, pode ser usada como curinga. Tem morto. Só pode bater com canastra limpa.

No Buraco os coringas podem servir também para nos fazer escapar de uma situação em que possuímos cartas úteis somente aos adversários. Ex: o adversário baixa uma sequência com 10, Coringa, Q. Nós possuímos o J e o K do mesmo naipe, que porém não servem a nenhum de nossos jogos.

50 pontos

Curinga (Joker) - vale 50 pontos cada.

Assim, o jogador que possui um joker, pode usá-lo para completar as mãos de poker que forem mais convenientes. Como exemplo, tendo três cartas de um mesmo valor, um curinga, e uma quinta carta de diferente valor, o joker adotaria o valor das três cartas iguais para formar uma quadra.

Pode ser que o descarte do curinga seja a melhor opção, mas somente quando feito com muito cuidado. O descarte mal feito pode dar ainda mais pontos para os oponentes. Em raríssimas ocasiões (se todos os seus jogos já estiverem curingados, por exemplo), pode ser que você tenha que descartar o curinga para pegar o morto.

Os dois e jokers funcionam como curinga e podem ser utilizados em qualquer jogo. Observação: na modalidade Aberto não há jokers. Só pode haver um curinga em um jogo. Pode haver 2 dois, sempre que um deles funcione como curinga e o outro tenha seu valor normal.

Batida – É quando acabam as cartas de um jogador, sendo que este ou sua dupla já tenha pegado o morto. No caso de um jogo em que nenhum jogador tenha pegado o morto, só é possível bater quando os dois mortos virarem monte e as cartas da mão do jogador tenham acabado.

O Joker em jogos de cartas
Uma canasta limpa (sem joker) vale 200 pontos enquanto uma canasta suja (com joker) vale 100 pontos. O jogo clássico do Gin Rummy usa o joker como carta wild, que pode ser utilizada com qualquer valor ou naipe necessário para completar com sucesso um gin.

A canastra de coringa vale 500 (Quinhentos) pontos. Todo jogo com coringa, não será canastra real, e só pode ser colocado um coringa em cada jogo. Não vale um az e dois coringas.

Curinga - é a carta número 2, o curinga substitui qualquer outra carta de qualquer naipe. O curinga jogado na mesa tranca o jogo. Cada jogo baixado na mesa aceita apenas um curinga, mas, poderá ser colocado no mesmo jogo o curinga valendo como o dois, do mesmo naipe. *Não vale o Curingão (Joker).

€4 Curinga - Ao jogar esta carta, você escolhe a cor que continuará o jogo (pode ser qualquer cor, inclusive a que estava sendo jogada antes do Curinga). Você pode jogar um Curinga na sua vez, mesmo que tenha outra carta que combine na mão.

► Curinga (2 - "dois") = 10 pontos. ► Do Oito ao Rei = 10 pontos cada carta. ► Do Três ao Sete = 5 pontos cada carta.

Regras do Jogo Pife - Pif Paf
Baralhos - dois tradicionais de 52 cartas, sendo que as cartas dos curingas (Jokers) não são utilizados.

No jogo Buraco, as cartas de número 2 representam o Curinga. Contudo, caso ela esteja posicionada entre o A e o 3 na sequência, será considerada apenas uma carta comum. Para além das combinações de 3, 4, 5 e 6 cartas, há combinações específicas que podem ser feitas, as chamadas Canastras.

O lixo é aberto? Só bate com canastra limpa? No Buraco Fechado só fica visível a carta do topo do lixo (daí o nome Fechado).

- Curinga: carta que pode substituir qualquer outra em uma sequência ou trinca. Só pode usar um por jogo. - Rodada: sequência de jogadas que ocorre até algum jogador bater.