Pode usar coringa na trinca?

Perguntado por: emello6 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
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- Curinga: carta que pode substituir qualquer outra em uma sequência ou trinca. Só pode usar um por jogo.

O Coringa pode substituir qualquer carta, sendo que só é possível utilizar um deles por trinca.

Cada rodada é um jogo, ou seja, quem completou a sequência ganha e recomeça a partida. E outra regra: o curinga é exclusivo da Cacheta. No Pife, essa carta deve ser retirada do baralho.

Podem ser feitas trincas de quaisquer cartas, com exceção dos três. A canastra de coringa vale 500 (Quinhentos) pontos. Todo jogo com coringa, não será canastra real, e só pode ser colocado um coringa em cada jogo. Não vale um az e dois coringas.

O jogo exige um curinga, que será a carta virada pelo jogador anterior ao carteador quando este "corta" o baralho. O curinga será a carta imediatamente superior á carta virada (se virar 2 de ouro, o curinga será 3 de ouro). O curinga poderá ser usado como qualquer carta do jogo.

A carta coringa tem a função de movimentar o jogo, cada jogador fica, pelo menos, uma rodada (quantas rodadas forem necessárias para o jogo terminar) com o coringa na mão, obrigando os jogadores a soltar as cartas para os adversários. jogadores não podem saber qual carta foi descartada.

Curingas - Não há no Joker no jogo de Tranca. Isso quer dizer que apenas o "2" poderá ser utilizado como curinga, podendo substituir qualquer carta. Entretanto, como os "3" vermelhos e os "3" pretos não podem ser utilizados na formação de jogos, não é possível limpar uma canastra suja, no jogo de Tranca.

Trinca: três cartas do mesmo número e de naipes diferentes. Sequência: três ou mais cartas seguidas do mesmo naipe.

Uma trinca são três cartas de naipes diferentes do mesmo valor. Uma sequência são três cartas do mesmo naipe em ordem, como por exemplo, dois de espadas, três de espadas e quatro de espadas. Todos os jogadores iniciam a partida com sete ou dez pontos (ou vidas). Quando um jogador bate os demais perdem um ponto.

Combinações possíveis:
Os jogos podem ser combinações de três ou mais cartas, em trincas (três cartas do mesmo valor e de naipes diferentes) e sequências (três ou mais cartas seguidas, do mesmo naipe). É o obrigatório que as cartas sejam do mesmo naipe. Trios como A-2-3 e 8-9-10 não são válidos.

Se quem já pegou o morto tornar a bater, terminará a partida, mas para isso precisa-se de pelo menos uma canastra limpa. Se a outra dupla ou o outro jogador não pegar o morto, deverá descontar de seus pontos positivos os 100 pontos correspondentes ao morto, além das cartas que tem em mãos.

8 Não serão aceitas as trincas, também chamadas de tripas ou lavadeiras (grupos de três cartas de um mesmo valor ou desenho), como jogos a serem baixados à mesa.

1 - Canastra ▪ Limpa= 300 (trezentos) pontos; Suja= 200 (duzentos) pontos; Coringa= 500 (quinhentos) pontos 2 - Valor de cada carta= 10 (dez) pontos 3 - Batida= 100 (cem) pontos 4 - Morto perdido= 100 (cem) pontos. g) Somente será permitido trinca de “ÁS”, “QUATRO” e “FIGURAS” ( REI).

Só pode haver um curinga em um jogo. Pode haver 2 dois, sempre que um deles funcione como curinga e o outro tenha seu valor normal. É possível mudar a posição do curinga no jogo e colocar a carta que o substitui no seu lugar.

Parafuso de Rato Egípcio
O baralho é dividido igualmente entre os jogadores, que devem empilhar suas cartas voltadas para baixo, sem olhar para elas. Em seguida, cada jogador vira uma carta e a coloca, virada para cima, em uma pilha no centro da mesa.