Como é que fica o pulmão de um fumante?

Perguntado por: rpilar . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.7 / 5 14 votos

O pulmão do fumante fica completamente escurecido pelo alcatrão, enquanto o pulmão de uma pessoa saudável tem a coloração mais rosada e um aspecto muito melhor. Mas é claro que as diferenças não param por aí e vão muito além da estética.

Entre 2 a 12 semanas, a circulação melhora e a função pulmonar aumenta. Entre 1-9 meses, a tosse e a falta de ar diminuem. Dentro de 5 a 15 anos, o risco de AVC é reduzido ao de um não fumante. Em 10 anos, a taxa de mortalidade por câncer de pulmão é cerca de metade da de um fumante.

Substâncias nocivas
O alcatrão é um resíduo altamente tóxico, cancerígeno e de cor negra (por isso, o pulmão de quem fuma fica escuro).

Para as pessoas que preferem visualizar a questão com mais clareza, um vídeo produzido recentemente pela organização anti-tabagista MEDInspiration mostra como um par de pulmões humanos fica após o consumo de 20 cigarros, isto é, aproximadamente um maço.

O pulmão negro é causado pela inspiração de pó de carvão durante um longo período (geralmente mais de 10 anos).

Não existe uma quantidade segura de cigarro. O cardiologista e consultor do Bem Estar Roberto Kalil lembra que o cigarro aumenta em 30% o risco de infarto.

Mas isso pode ser resolvido se você começar a parar de fumar agora. O risco de desenvolver um câncer de pulmão cai pela metade depois de 10 anos sem fumar. Outra consequência do tabagismo para a saúde do pulmão é o desenvolvimento da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

A água ajudará a eliminar a nicotina e a amenizar o efeito de desidratação causada pela presença desta substância no corpo.

Segundo pesquisas, dentro de algumas horas sem receber a fumaça e suas toxinas, o pulmão é capaz de começar a se recobrar. Mas se regenerar completamente do tabaco? Isso depende do tempo de tabagismo e do grau de lesões que podem ter se instalado no pulmão.

Falta de ar, dor para respirar e emagrecimento, associados a tosse persistente, devem ser observados. Apesar do tabagismo ser a principal causa do câncer de pulmão, a neoplasia também acomete não fumantes e fumantes passivos.

Deixar de fumar de repente não é indicado. Mas pior do que deixar de fumar de repente, é continuar a fumar. Estão comprovados todos os prejuízos associados ao tabagismo. Fumar aumenta muito o risco de diversos cancros, nomeadamente o cancro do pulmão, bem como o risco de desenvolver um acidente vascular cerebral.