Como é o responso?

Perguntado por: agalvao . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 6 votos

O Responso é pois uma forma de oração popular muito antiga, em que as pessoas, em momentos de desespero, rezam para obter uma resposta do Céu que as ajude a resolver o que tanto as preocupa. O Responso de Santo António é uma oração dita para encontrar um objeto perdido ou roubado.

A prece deve ser dita em voz alta, sem receios ou medos. Recomenda-se acender uma vela branca e fazer a oração durante 9 dias no mesmo horário, ainda que o objeto seja encontrado nesse tempo. Se está recorrendo à veneração por sentir-se perdido e procurando recuperar a fé, é ainda mais importante não quebrar a novena.

Muitos católicos costumam pedir a intercessão de Santo Antônio de Pádua para encontrar um objeto perdido. O motivo dessa tradição tem a ver com um livro que o santo perdeu durante a sua vida.

Se milagres desejais recorrei a Santo António; Vereis fugir o demónio e as tentações infernais. Recupera-se o perdido, rompe-se a dura prisão; e no auge do furação cede o mar embravecido. Pela sua intercessão foge a peste, o erro, a morte; o fraco torna-se forte e torna-se o enfermo são.

Significado de Responsar
verbo transitivo direto Rezar responsos por; sufragar com responsos: Responsar um defunto. verbo transitivo direto Pop Rezar para o reaparecimento de (alguma coisa perdida): Responsou a Santo Antônio o cavalo desaparecido.

Há quem diga que, para que o Responso resulte, deve ser rezado durante 9 dias, sempre à mesma hora. Mesmo que o objeto reapareça antes desse tempo, devemos continuar a rezar a oração até completar o ciclo de 9 dias. Aconselha-se também acender uma vela branca, antes de rezar a oração.

Quando encontrar o objeto, ofereça uma vela branca inteira para ele. O pires deve ser lavado e utilizado como de costume. Acenda uma vela branca para o Negrinho do Pastoreio e diga: "Negrinho, acendo essa vela pra ti, para que me ajudes a encontrar o que perdi". Repita o mantra por três dias, a menos que ache o objeto.

É o que se acredita a respeito de São Longuinho, aquele para o qual a tradição popular dedica o ato de dar três pulinhos e — surpresa! — ele ajuda a se encontrar um objeto perdido. Mas sua identidade, contudo, é bastante controversa.

O santo que encontra as coisas perdidas
Por sua pequena estatura, conseguia ver o que se passava por baixo das mesas e sempre encontrava pertences das pessoas, devolvendo aos seus donos. Assim, teria surgido o costume de pedir-lhe ajuda para encontrar o que se perdeu.

Aqui no Brasil várias pessoas recorrem ao santo para achar objetos perdidos. Para pedir a São Longuinho basta repetir: “São Longuinho, São Longuinho, se eu achar (fale o objeto que perdeu) dou três pulinhos”. Ao encontrar o que queria é preciso cumprir a promessa.