Como é o nascimento de uma abelha?

Perguntado por: osouza . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 8 votos

Três dias após ser fecundada, a abelha rainha começa a desovar, botando um ovo em cada alvéolo. Os ovos são formados nos dois ovários da rainha e, ao passarem pelo oviduto, podem ou não ser fertilizados pelos espermatozóides armazenados na espermateca.

Ciclo de vida das abelhas
As abelhas são animais que passam por metamorfose, sendo possível distinguir quatro estágios de desenvolvimento nesse animal: ovo, larva, pupa e adulto. As rainhas são responsáveis por colocar os ovos, sendo essa a primeira fase do desenvolvimento da abelha.

Os ovos fertilizados produzem operárias e rainhas. O que determina se o ovo formará uma rainha ou uma operária é o alimento oferecido à larva originada do próprio ovo. As larvas que se alimentam exclusivamente de geleia real se desenvolvem em rainhas.

Se a rainha fertilizar o óvulo com um espermatozoide da espermateca, ela gera uma fêmea diploide ― com duas cópias de cada gene (o materno e paterno) em suas células. Quando querem produzir machos, as abelhas fecham um canal da espermateca para impedir que os ovos sejam fertilizados.

Para chegar até a fase adulta, a abelha passa por diversas transformações, chamadas de metamorfose, seguindo a sequencia de ovo, larva, pré-pupa, pupa e adulto. Ao todo, são 21 dias entre a postura e o nascimento de uma abelha operária, 16 dias para a rainha e 24 dias para o zangão.

das abelhas
Durante sua vida, as abelhas passam por quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto.

A regra é que todos os zangões nascem de ovos não fertilizados, ou seja, não têm pai. O fenômeno onde um óvulo se desenvolve sem a necessidade de material genético do macho se chama partenogênese e também ocorre com vespas, formigas, pulgões e outras espécies.

Este processo se dá no compartimento onde as abelhas operárias prepararam para esse fim. No pico da postura a rainha põe 1.500 a 2.000 ovos ao dia, isso significa desova de 2 a 3 ovos por minuto.

O período entre a fase de larva e o nascimento de uma rainha leva em torno de 16 dias. A princípio, qualquer ovo fecundado pode dar origem a uma rainha ou operária.

Se uma rainha morre de repente, as operárias irão tentar criar uma "rainha de emergência" selecionando algumas células das quais a larva tenha acabado de sair e preenchem com geléia real. As operárias então, constroem uma célula especial (feita exclusivamente para abrigar a rainha) improvisada.

Basicamente, néctar e mel, como fonte de carboidratos, e pólen, como fonte de proteínas, gorduras, vitaminas e minerais, além de beberem água.

A abelha rainha vive até dois anos, enquanto as operárias não duram mais que um mês e meio.

No caso das abelhas melíferas, o macho é maior que as operárias, seu corpo é mais largo e o abdômen, mais achatado. Nas abelhas sem ferrão, os machos possuem o porte do corpo muito parecido com o das operárias.

Presença do ácaro parasita externo Varroa destructor em crias ou abelhas adultas, que se alimenta da hemolinfa (sangue) das abelhas.

As vespas fazem os seus ninhos de polpa de madeira mastigada e saliva, dando-lhes características semelhantes a paredes finas de papel. Já as abelhas, após encontrarem o local adequado, utilizam a cera produzidas por elas mesma na construção do ninho (colméia).

As abelhas se alimentam de água, mel ou néctar e pólen que coletam nas flores. Esses alimentos hidratam e fornecem energia, proteínas, vitaminas, sais minerais e gorduras.