Como se comunicar com o hamster?

Perguntado por: ovasconcelos . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 9 votos

Com a voz e com as mãos, podemos demonstrar ao roedor que ele pode confiar em nós. Pessoas com bastante tempo livre são aconselhadas a ficar com o amiguinho nas mãos, sem apertar demais, mas com força suficiente para não deixá-lo escapar. A próxima coisa será observar o que o hamster faz.

Não chacoalhe, sacuda ou levante seu hamster de forma brusca, para que ele não se machuque e nem se assuste com você. Se parecer agitado, dê um petisco, faça carinho e tente acalmá-lo através de conversas. Veja se está fazendo um som, como um guincho, pois isso é sinal de medo.

Os pequenos gestos importam!
Por exemplo, se ele ficou alguns minutinhos extras descansando na sua mão, já é um bom sinal. Se ele correr na rodinha ao seu redor, é mais uma boa notícia. Quanto mais apegado ele se demonstrar, maiores serão os gestos de carinho.

Esticar e bocejar é uma das características mais comuns do comportamento dos hamsters. Quando ele se alonga e boceja, isso significa que está feliz e que se sente muito confortável tanto no lugar onde está quanto com as pessoas ao seu redor.

Junto com a alimentação, quedas na temperatura são a principal causa de hibernação dos hamsters. Sendo assim, se a temperatura ambiente foi de 24°C a 10°C de maneira repentina, é mais provável que o pet esteja hibernando.

Tente proximidade. Com o tempo, passe a colocar a comida na gaiola com a mão. Isso vai fazer o roedor começar a te conhecer melhor e pegar confiança. Conforme o tempo for passando e ele pegar segurança, tente oferecer a comida na sua própria mão.

Por isso, eles adoram temperaturas baixas e não se dão bem em locais muito quentes. Portanto, evite que seu amigo fique exposto ao sol, principalmente durante o verão. Além disso, deixe a casinha de hamster longe de fontes de calor, como aquecedores e outros eletrodomésticos.

Os hamsters adoram lugares tranquilos, longe de luz solar direta, e longe da TV e da cozinha, onde o forte cheiro de comida pode incomodá-lo. Certifique-se de que ele tem muitas coisas para brincar, um prato com comida, um bebedouro, uma casinha para dormir e, o mais importante, uma roda de exercício.

Lembre-se de que hamsters são espécies ativas, especialmente durante a noite. Por isso, uma gaiola no quarto pode não ser uma boa ideia, Evite locais muito altos, pois seu pet pode fugir e sofrer uma queda, ou a gaiola pode cair por um esbarrão desastrado.

Se houver crianças, amigos ou hóspedes em casa, garanta que saibam que não devem incomodar o hamster. Apresente-se aos poucos. Depois de ter deixado o hamster sozinho por cerca de três dias, você e ele podem começar a se conhecer.

Os materiais do brinquedo e da gaiola são diferentes, e ele “sabe” disso. O hamster roendo a grade ou o bebedouro/comedouro está canalizando a energia para esse hábito. É um roer nervoso e insistente, bem diferente daquele usado para desgastar os dentes com objetos ou feno.

Portanto, assim como as chinchilas, os hamsters rolam na areia para remover as sujidades da pelagem. Em casa, uma das melhores maneiras de garantir a limpeza do hamster em caso de necessidade é por meio de um produto que simula esse comportamento. É o chamado pó de banho para hamster.

Como esse pet costuma urinar na gaiola, troque o revestimento dia sim, dia não, de forma que sempre se mantenha seco. Não deixe que seu pet fique em um ambiente sujo, pois assim torna-se mais fácil ele contrair alguma doença. Lave sempre as mãos após interagir com o hamster e evite pegar no pet quando for se alimentar.

Então, confira a lista do que não fazer! Os hamsters adoram lugares tranquilos, por isso evite colocá-los em locais barulhentos e com luz solar direta. Se quiser mantê-los entretidos por um bom tempo compre objetos. Não se esqueça de adquirir também um bebedouro, uma roda de exercícios e uma casinha para dormir.