Quando o hamster fica muito quieto?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 20 votos

Apatia. Hamsters são conhecidos por seu comportamento alegre. Com muita energia, esses roedores adoram praticar diferentes atividades, como correr em sua rodinha ou brincar com seu tutor. Assim, caso seu amigo demonstre apatia, pode ser um sinal de hamster doente.

Quando em torpor, alguns hamsters ficam duros e gelados, o que pode fazer com que muitos tutores se desfaçam do animal, imaginando que esteja morto. Para saber se o pet está em óbito ou em torpor, é preciso observá-lo por, no mínimo, 15 minutos.

Os períodos de sono podem durar até 4 horas, portanto, à princípio, não devemos nos preocupar se encontramos nosso hamster paralisado e com os olhos fechados, pois é muito provável que esteja simplesmente dormindo.

Conheça algumas alterações:

  1. Mudanças comportamentais. O estresse em hamsters pode causar mudanças em seu comportamento habitual. ...
  2. Agressividade. O estresse é uma das principais causas de agressividade. ...
  3. Perda de pelo. Hamsters com estresse crônico podem apresentar alterações de pele. ...
  4. Salivação excessiva. ...
  5. Ruídos de hamster.

É normal que o hamster durma o dia todo, já que é um animal de hábitos noturnos. Por sinal, esse período é o mais indicado para brincar com o pet – e ele adora!

Uma maneira simples de verificar se o seu hamster está com frio é tocando suavemente em seu corpo. Se ele estiver gelado ao toque, é um indicativo de que está com frio. Hamsters com temperatura corporal abaixo do normal podem sofrer de hipotermia, o que é extremamente perigoso para eles.

Os hamsters adoram lugares tranquilos, longe de luz solar direta, e longe da TV e da cozinha, onde o forte cheiro de comida pode incomodá-lo. Certifique-se de que ele tem muitas coisas para brincar, um prato com comida, um bebedouro, uma casinha para dormir e, o mais importante, uma roda de exercício.

A resposta é sim! Essa droga também é uma das mais utilizadas na medicina veterinária, no entanto, devemos ter cautela.

Por isso, eles adoram temperaturas baixas e não se dão bem em locais muito quentes. Portanto, evite que seu amigo fique exposto ao sol, principalmente durante o verão. Além disso, deixe a casinha de hamster longe de fontes de calor, como aquecedores e outros eletrodomésticos.

Como aquecer o hamster
não deixe a gaiola do lado de fora. Coloque-a em um ambiente seguro e sem corrente de vento; coloque papel higiênico ou papel-toalha no chão da gaiola. O hamster irá picotar e fazer sua própria cama para se manter aquecido.

As afecções comuns em hamsters incluem abcessos, infecções respiratórias, parasitas, diarreia, problemas dentários e hibernação, entre outras. Ao se desconfiar de que um hamster esteja doente, o procedimento habitual é isolá-lo numa gaiola e lhe fornecer uma fonte de calor, fazê-lo beber água e mantê-lo alimentado.

Roer as grades da gaiola
Mesmo que roer faça parte da rotina dessas espécies, nos casos de animais estressados, eles acabam roendo freneticamente alguns lugares, como grades de gaiolas. Além de barulhento, esse ato também pode indicar que o bichinho está incomodado com algo, o que pode ser a causa do estresse.

Pegue-o todos os dias por alguns minutos para que ele se acostume. Aumente o tempo do hamster em suas mãos gradativamente. Depois se segurá-lo, coloque na gaiola de forma delicada e lenta. E não se esqueça se sempre lavar as mãos antes de pegar o roedor.

Experimente colocar o hamster em uma esteira aquecida pequena na temperatura de 32°C por 30 a 60 minutos. Isso ajuda a esquentar o pet rapidamente e tirá-lo do estado de hibernação. Se não tiver uma esteira aquecida, experimente colocar o hamster em uma toalha em cima de um radiador.

Não há a necessidade de cobrir a gaiola, já que o animal poderá puxar através da grade e ingerir o tecido. Uma outra dica que ajuda quanto a temperatura, é não deixar a gaiola em contato direto com o chão”, explica nosso especialista Tiago Calil.