Como as abelhas cruzam?

Perguntado por: avargas6 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 15 votos

O acasalamento acontece na forma de o zangão montar na costa da abelha rainha e acontece a cópula. No entanto, os zangões que conseguem a façanha terão morte certa e rápida, pois seus órgãos genitais ficarão presos no corpo da rainha. A cópula da rainha não é somente uma vez.

O voo nupcial dá início à vida reprodutiva da rainha, que ocorre de 5 a 7 dias após o seu nascimento. A fecundação da rainha ocorre em áreas de congregação de zangões, onde existem milhares de zangões voando à espera de uma rainha, conferindo assim uma grande variabilidade genética no acasalamento.

Poucos dias depois de nascer, a princesa da abelha melífera realiza o voo nupcial, no qual acasala, em média, com 15 machos. Depois disso, volta para a colônia e inicia a postura de ovos. Já as princesas das abelhas sem ferrão acasalam com apenas um macho durante o voo nupcial.

Mesmo os sortudos que conseguem reproduzir têm um fim trágico: os machos morrem depois da cópula, pois parte do seu órgão genital é rompido e fica preso no abdômen na fêmea. É relativamente comum que um zangão seja confundido com uma rainha, já que são maiores do que as operárias.

As operárias geralmente elegem simultaneamente mais de uma larva para suceder o trono. Quando elas nascerem, haverá uma competição mortal para elas. Elas irão lutar entre si e a vencedora será eleita para reinar a colônia. A principal arma utilizada na disputa pelo trono entre as rainhas é um jato de fezes.

a questão da temperatura. nós sabemos que a temperatura à noite cai bastante. e isso pra abelha poder voar é ruim. isso atrapalharia a sua performance.

Outro ponto de vista é que o comportamento pode estar relacionado ao modo como as abelhas usam a posição do Sol para navegar de volta à colmeia, de modo que, assim que o Sol se põe abaixo do horizonte, elas param de se mover imediatamente.

No caso das abelhas melíferas, o macho é maior que as operárias, seu corpo é mais largo e o abdômen, mais achatado. Nas abelhas sem ferrão, os machos possuem o porte do corpo muito parecido com o das operárias.

Se uma rainha morre de repente, as operárias irão tentar criar uma "rainha de emergência" selecionando algumas células das quais a larva tenha acabado de sair e preenchem com geléia real. As operárias então, constroem uma célula especial (feita exclusivamente para abrigar a rainha) improvisada.

O corpo das abelhas é recoberto por finos pêlos nos quais o pólen adere quando as abelhas visitam as flores. As abelhas, em seguida, varrem o pólen de seus corpos com o auxílio das pernas e os acondicionam em depressões localizadas nos fêmures das pernas posteriores que recebem o nome de corbículas.

Borrife no ar, com um frasco com spray substâncias que afugentam as abelhas, como óleos essenciais de menta, cravo, eucalipto ou citronela. Você também pendurar saquinhos de organza ou tule com bolinhas de naftalina. Evite que crianças ou animais domésticos tenham contato com a substância.

Traças da cera
São o pior inimigo das abelhas, causando grandes estragos às colmeias. Podem provocar, inclusive, o abandono da colmeia pelas abelhas, quando a infestação é maior. Recomenda-se inspecioná-las regularmente para que seja possível eliminar as primeiras traças que aparecerem.