Como é a cefaleia do AVC?

Perguntado por: avargas . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.2 / 5 6 votos

A cefaleia teve mais frequentemente início concomitante ao déficit focal (45,2%), instalação gradual (77,4%), moderada intensidade (6, média de escala visual analógica), característica pulsátil (41,9%) e localização unilateral (58,1%) com predomínio à direita (88,9%). A duração média da dor foi de 39±44 horas.

“Diferente do que muitos pensam, na maioria dos casos, o AVC isquêmico não provoca dores na cabeça. Seus principais sintomas estão relacionados com dificuldades motoras repentinas, perda de sensibilidade, paralisia de um lado do corpo e dificuldades para falar.

Diferença entre Enxaqueca e AVC
Os sintomas do AVC aparecem muito repentinamente, enquanto a enxaqueca com aura geralmente se desenvolve mais lentamente. Embora os sintomas possam se sobrepor, os sintomas da enxaqueca geralmente adicionam sensações, enquanto o acidente vascular cerebral as afasta.

Prevalência de CPSP entre pacientes com AVC
É uma dentre as várias dores pós-derrame, que também incluem dor de cabeça e dor musculoesquelética, especialmente a dor relacionada ao movimento anormal do ombro. “Há muitas causas para o aparecimento das dores pós-derrame e elas coexistem frequentemente em nossos pacientes.

Alteração da força muscular ou formigamento, principalmente dos braços, pernas ou de um lado do corpo. Assimetria facial.

Sintomas do derrame
alteração da sensibilidade ou sensação de formigamento nos membros de um​​ dos lados do corpo; perda súbita de visão em um ou nos dois olhos; dor de cabeça​ intensa e súbita; dificuldade para falar e compreender o que os outros estão falando.

Nesses casos, o paciente pode sentir forte cefaleia acima e atrás dos olhos, dilatação de uma pupila e alterações visuais.

Cefaleia cerebral é o termo científico para dor de cabeça e pode atingir qualquer pessoa, independente de faixa etária. A cefaleia pode, ainda, ser acompanhada de mais sintomas como ânsia, sensibilidade à luz e outros, a depender do nível e tipo da cefaleia.

As pessoas com pressão alta podem sentir dores na nuca, que irradia para a testa, devido ao aumento da pressão na cabeça que comprime alguns nervos sensíveis à dor. Por ser uma área da cabeça onde poucas condições provocam incômodos, acaba sendo um ótimo alerta indicativo de hipertensão.

Essa grande pressão sob essa articulação resulta em dores de cabeças tensionais extremamente dolorosas e incômodas, em regiões como têmporas, testa e face, podendo descer para o pescoço e ombros. É possível afirmar que a ansiedade está diretamente relacionada com a dor de cabeça de maneira linear.

Dor intensa que não melhora. Dor associada a alteração súbita da fala, da visão, da força dos braços ou pernas, do equilíbrio. Quando é acompanhada de desmaio ou convulsão. Quando acontece junto de febre ou rigidez da nuca (dificuldade e dor em movimentar o pescoço em direção ao queixo).

Normalmente os sintomas do AVC aparecem de uma hora para outra, rapidamente.

A dor de cabeça vascular refere-se à cefaleia cuja origem está associada a problemas nos vasos sanguíneos. Diversos problemas vasculares podem provocar dores de cabeça, entre eles: Enxaqueca: Conhecida por ser uma das mais comuns dores de cabeça de origem vascular.

Preste atenção! Se você estiver perto de alguém que apresente subitamente: fraqueza ou dormência de uma perna, de um braço ou de um lado do corpo; ou que têm alteração súbita da fala (começa a falar enrolado ou parece não entender o que você fala), ou fica com a boca torta, ou deixa de enxergar.

AVC silencioso pode causar demência vascular ao longo do tempo. Boca torta, fraqueza ou dormência em um dos lados do corpo e dificuldade para falar estão entre os principais sintomas do Acidente Vascular Cerebral (AVC) e acendem um alerta de que é preciso buscar ajuda médica o mais rápido possível.