Como deve ser a organização da resenha crítica?

Perguntado por: dmuniz . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 2 votos

Para elaborar uma boa resenha crítica, é importante ler e anotar os principais aspectos do produto a ser analisado; levantar os argumentos possíveis em defesa de um ponto de vista; elaborar uma boa introdução pensando nas pessoas que não conhecem a obra; deixar de maneira clara as suas opiniões; e revisar o texto.

A principal característica deste gênero de resenha é o uso do tom crítico, ou seja, a capacidade de interpretar os pontos mais importantes do tema e opinar a respeito, tendo como base textos e informações de outras fontes que possam complementar o argumento apresentado.

Formatando a resenha nas normas da ABNT
Título. Referências sobre a obra. Resumo da obra. Descrição / crítica da obra.

Fazer uma resenha envolve escrever um texto que misture resumo com opinião. Ela costuma ter de 3 a 4 páginas digitadas — 130 a 160 linhas — e pode ser estruturada em 2 partes (resumo e depois opinião), ou então ser escrita de maneira a combinar esses dois elementos.

Separei as principais abaixo:

  1. Identifique e apresente a obra analisada. Não deixe o leitor confuso. ...
  2. Faça um panorama inicial. Após apresentar os dados técnicos, faça o primeiro parágrafo como forma de introdução. ...
  3. Descreva a estrutura da obra. ...
  4. Discorra sobre conteúdo. ...
  5. Faça sua análise crítica. ...
  6. Discorra um pouco sobre o autor.

Descrição da obra analisada; Resumo das informações contidas no texto-base; Inclusão de citações da obra resenhada para ilustrar um comentário; Apresentação da opinião do leitor sobre o texto-base; Além disso, a elaboração de uma resenha requer os princípios básicos de qualquer texto: a coerência e a coesão.

A resenha é um texto de natureza descritiva. Por isso, a estrutura deve compreender introdução, desenvolvimento e conclusão. No entanto, você não deve marcar as partes através de quebras com títulos e subtítulos. A resenha deve ser um texto corrido, sem quebras.

Se a resenha é de um livro, deve ter cerca de 6 a 8 parágrafos e de 60 a 90 linhas (de duas a três laudas, no máximo), ou cerca de 1.200 palavras. Deve haver um equilíbrio entre informar, analisar e opinar, em espaço relativamente curto.

Dicas para elaborar um resenha crítica

  1. Analise a obra com atenção. ...
  2. Busque informações sobre o autor ou autora do documento. ...
  3. Atente-se às normas da ABNT. ...
  4. Use linguagem impessoal. ...
  5. Faça a referência da obra. ...
  6. Elabore a introdução. ...
  7. Desenvolva o texto.

Sobre a diferença entre resenha e resumo, podemos pontuar o seguinte: resenha é um texto de análise, crítica, comparações e opinião; resumo é um texto descritivo e imparcial, ou seja, não faz julgamentos ou avaliações e não vai além do que foi apresentado na obra.