Como Deus quebra o orgulho?

Perguntado por: imorgado5 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.2 / 5 11 votos

Dessa forma, como se tem em Tiago (4,6) “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”. É na humildade que se conquista a honra – e a humildade é o contrário de orgulho em excesso.

Como vencemos o orgulho? Ao tomar consciência disso e de seus efeitos e trabalhar conscientemente contra ele em nossos pensamentos, palavras e ações, podemos vencer o orgulho. “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós.” Tiago 4:8. Quando temos a ver com Deus em nossos pensamentos, isso traz castigo e julgamento.

Relaxe, respire fundo e pense no nome da Pessoa. Agora molhe seu dedo indicador na ponta de sua língua, passe atrás da orelha e diga três vezes, venha até mim, venha até mim, venha até mim! Agora. feche os olhos e diga em voz alta o nome da pessoa, abra os olhos e assopre para o universo.

O orgulho é perigoso. A Bíblia diz em Provérbios 16:18: “A soberba precede a destruição, e a altivez do espírito precede a queda.” A humildade produz honra. A Bíblia diz em Provérbios 29:23: “A soberba do homem o abaterá; mas o humilde de espírito obterá honra.”

A causa raiz do orgulho é a nossa herança orgulhosa herdada de nossos antepassados, dos nossos pais. Deles nós temos herdado nosso próprio desejo carnal vazio, que anseia a presença do doce hóspede da alma, que é o Espírito Santo de Deus.

O orgulhoso ama “mais a glória dos homens do que a glória de Deus” (João 12:42–43). O pecado se manifesta nos motivos pelos quais fazemos as coisas. Jesus disse que fazia “sempre” o que agradava a Deus (João 8:29).

No Inferno de Dante, o castigo para a soberba era forçar o orgulhoso a andar com uma imensa placa de pedra nas suas costas, para que tivesse o sentimento de humildade. O castigo para o orgulhoso muitas vezes pode ser “estar na rua”, em um momento em que não está preparado para isto.

O orgulho causa problemas até antes de um relacionamento ser estabilizado. Vivemos na era do desinteresse, onde as pessoas, orgulhosas demais, não demonstram o que sentem e não buscam o que desejam.

Uma pessoa orgulhosa mostra altivez, soberba, vaidade, arrogância, podendo mesmo revelar desprezo em relação a outra pessoa. Neste caso, o oposto do orgulho é a humildade ou a modéstia. A palavra tem origem no termo orgull que, do idioma catalão, a característica de alguém que tem um conceito exagerado de si próprio.

A soberba pode ser definida como orgulho excessivo. É a tendência de se considerar melhor do que as outras pessoas. A soberba é o pecado da pessoa extremamente vaidosa, que pensa e age como se estivesse acima de tudo e de todos.

Quando o orgulho fala mais alto,o sofrimento toma o lugar da felicidade do coração. Pensador: colecione e compartilhe frases, poemas, mensagens e textos.

23 A soberba do homem o abaterá, mas o ahumilde de espírito receberá honra. 24 O que tem parte com o ladrão odeia a sua própria alma; ouve maldições, e não o denuncia. 25 O atemor do homem armará laços, mas o que confia no Senhor será posto em alto retiro.

Com nomes como arrogância, soberba ou altivez, esse mal nos afasta de Deus e nos faz mais parecidos com o pior da criação. Não é possível conhecer todo o orgulho que há em nós, mas é possível vencê-lo, pouco a pouco, batalha após batalha, e experimentar, dia após dia, o impacto da humildade.