Como ser um homem arrogante?

Perguntado por: ovilela7 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.9 / 5 13 votos

Pra ser arrogante de verdade, você tem que ignorar essas consequências ou fazer as coisas apesar delas.

  1. Ignore as situações que não quer enfrentar e dispense tudo, exceto o que quiser fazer. ...
  2. Ignore os fatos.

Ser arrogante significa ser altivo, prepotente, ter a convicção que é expert em vários assuntos e, por isso, não ter interesse em ouvir outras opiniões. De modo geral, uma pessoa arrogante é considerada orgulhosa, soberba, presunçosa e extremamente vaidosa.

Uma pessoa arrogante é demasiadamente orgulhosa, altiva, insolente e presunçosa; que pensa ser superior e continuamente, ostenta suas qualidades; que gosta de humilhar os outros, especialmente aqueles a quem julga ser inferiores. Que não ouve outras opiniões e não aceita críticas ao que diz e faz.

1. Arrogância individual – uma opinião inflada sobre as próprias habilidades, características ou realizações, em comparação com a verdade. 2. Arrogância comparativa – um ranking inflado das próprias habilidades, características ou realizações, em comparação com outras pessoas.

A arrogância se vence com a humildade, isto é, com a capacidade de reconhecer as próprias falhas e de admitir que as outras pessoas também têm os seus méritos, de modo que os conceitos de “melhor” e “pior” são muito relativos.

Uma expressão muito comum para descrever a altivez é quando se diz que alguém tem "olhos altivos". Ou seja, que se sente superior ou "muito digno" em comparação com os demais, agindo, consequentemente, com soberba e superioridade.

Deus não aceita os arrogantes em sua presença (Salmos 5.4,5) e, um dia, todos eles abaixarão os olhos na presença do Senhor (Isaías 5.15). A arrogância destrói as pessoas: “O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda” (Pv 16.18). O destino dos soberbos é a perdição.

Uma pessoa arrogante age desse modo porque tem problemas sérios com sua própria autoestima. Por isso que ela costuma diminuir os outros para que assim possa se sentir melhor. Entretanto, esse tipo de comportamento costuma tornar o ambiente tóxico, especialmente para os outros indivíduos.

Uma pessoa prepotente muitas vezes também é classificada como arrogante, porque se considera superior aos outros, tratando-as de forma desrespeitosa. O antônimo de prepotente pode ser benevolente (no caso de uma pessoa que tem poder mas não abusa dele) ou insignificante (no caso de uma pessoa sem poder).

Prefere ignorar que o outro sabe algo que ele não sabe. Portanto, escolhe não aprender algo que ignora. Mesmo sabendo muita coisa, escolhe continuar sendo ignorante. Já a arrogância de quem acha que sabe o que, no fundo, sabe que não sabe.