Como saber se você é CIS?

Perguntado por: dalegria . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.9 / 5 11 votos

Em resumo, uma pessoa cis é aquela que nasceu com sexo biológico feminino e se identifica como mulher. Ou que nasceu com o sexo biológico masculino e se identifica como homem. "Cis" vem do latim que significa "do mesmo lado".

Cisgênero. O termo “cisgênero” é usado para definir pessoas que se identificam com o gênero que é designado quando nasceram , o qual é associado socialmente ao sexo biológico. Em outras palavras, são pessoas nascidas com pênis que se identificam como homens e pessoas nascidas com vagina que se identificam como mulheres ...

Afinal, uma pessoa cisgênero não tem sua orientação sexual definida através do gênero ao qual se identifica, por tanto, um homem ou uma mulher cis podem ser heterossexuais, da mesma forma que podem também terem outra orientação sexual, como por exemplo: Bissexual, homossexual, assexual, pansexual e outras.

Sexo diz respeito às características biológicas e anatômicas que a pessoa apresenta, associadas ao feminino ou masculino. Há pessoas que nascem com variação de caracteres sexuais que dificultam sua identificação biológica como totalmente feminino ou totalmente masculino e são classificadas como intersexo.

Por sua vez, o termo cisgênero foi utilizado inauguralmente em 1995 por um homem trans holandês chamado Carl Buigis, para se referir às pessoas que não são trans (SERANO, 2007).

Ambientes hétero-cis-normativos são aqueles onde as normas, as expectativas em relação às pessoas, giram em torno de comportamentos heterossexuais (que as pessoas tenham relacionamentos afetivos e sexuais com alguém do sexo oposto) e cis (ou seja, que a identidade de gênero das pessoas coincida com o sexo biológico de ...

O que é identidade de gênero:
Em suma, representa como a pessoa se reconhece: homem, mulher, ambos ou nenhum dos gêneros. O que determina a identidade de gênero é a maneira como a pessoa se sente e se percebe, assim como a forma que esta deseja ser reconhecida pelas outras pessoas.

Gíria que se refere a alguém que, aparentemente, demonstra apresentar orientação sexual hétero, mas tem interesse por pessoas do mesmo sexo e de outras orientações sexuais. Fulano é hétero flex.

Afinal, uma pessoa cisgênero não tem sua orientação sexual definida através do gênero ao qual se identifica, por tanto, um homem ou uma mulher cis podem ser heterossexuais, da mesma forma que podem também terem outra orientação sexual, como por exemplo: Bissexual, homossexual, assexual, pansexual e outras.

O termo "top" começou a ser usado por pessoas heterossexuais, principalmente homens jovens conservadores de classe alta, como significado de coisa boa. Ganhou variações como "topzera". Pessoas que fogem deste perfil descobriram a gíria nas redes e começaram a usar de forma irônica.

Demimenino ou demihomem (por vezes grafado como demi-homem; em inglês: demiboy ou demiman) é um demigênero para alguém que vivencia parcialmente uma hombridade ou está conectade de forma parcial com o gênero homenil. A outra metade do gênero nem sempre é conhecida, não sendo necessariamente demiagênera ou demineutra.

Com base nessa definição, a assexualidade é caracterizada pela pouca ou por nenhuma atração sexual. A pessoa assexual não sente desejo por ninguém e nem age pelo erótico. Ela pode ou não praticar sexo. Isso dependerá de cada um que se reconhece nessa orientação.

Transgênero é uma pessoa que nasceu com determinado sexo biológico, e não se identifica com o seu corpo. Um exemplo é o indivíduo que nasceu com genitália masculina, cresceu com as transformações causadas pelos hormônios masculinos, mas sua identificação é com o físico feminino.

Quantos gêneros existem? Existem diversas identidades de gênero diferentes, incluindo masculino, feminino, transgênero, gênero neutro, não-binário, agênero, pangênero, genderqueer, two-spirit, terceiro gênero e todos, nenhum ou uma combinação destes.

Por exemplo: uma mulher (cis ou trans) que se relaciona sexual e afetivamente apenas com outras mulheres (cis ou trans) é lésbica, esta é sua orientação sexual. Da mesma forma, um homem (cis ou trans) que se relaciona sexual e afetivamente apenas com outros homens (cis ou trans) é chamado de gay.

“Agênero” não é um gênero, afinal não há identificação com algum deles ou mesmo com a concepção de gênero, o termo refere-se a uma identidade, uma forma de se ver no mundo e de se construir como sujeito sem as amarras que as definições de gênero podem ter.