Como desentupir o ouvido de cera caseiro?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 3 votos

Uma forma simples, segura e caseira de tirar pedaços de cera do ouvido consiste em aplicar 2 ou 3 gotas de um óleo vegetal morno, como óleo de amêndoas doces, óleo de abacate ou, até, azeite, no canal auditivo antes de realizar a limpeza da área externa com uma toalha.

Como desentupir o ouvido de cera? A única maneira de remover a cera do ouvido afetado com segurança é consultar um médico especializado. Não devemos tentar remover a cera de ouvido usando cotonete, óleo de bebê ou água oxigenada.

8 formas simples de desentupir o ouvido

  1. Bocejar algumas vezes. ...
  2. Mascar um chiclete. ...
  3. Beber água. ...
  4. Segurar o ar. ...
  5. Aplicar uma compressa morna. ...
  6. Inclinar a cabeça para o lado. ...
  7. Lavar o nariz com soro fisiológico. ...
  8. Fazer inalação.

respire fundo e aperte o nariz, com a boca fechada, tente expirar suavemente pelo nariz. Isso deve criar pressão suficiente para “estourar” ou desobstruir o ouvido. Não sopre demais para evitar danificar o tímpano. Quando a trompa de Eustáquio se abrir, mastigue chiclete ou chupe balas duras para mantê-lo aberto.

Assim, o Cerumin auxilia no processo de lavagem, uma vez que o medicamento amolece a cera e facilita a limpeza profunda, que deve ser sempre realizada em consultório médico. Após alguns dias da aplicação do remédio, a pessoa pode fazer a remoção de cerume tranquilamente, sem sofrer nenhum dano no canal auditivo.

Para amolecer a cera do ouvido com água, a pessoa deve deitar de lado, pingar água dentro do ouvido, e ficar assim por quinze minutos. Outra opção é deitar, pingar a água, tampar com algodão molhado, e esperar os quinze minutos sentado(a). Depois dos quinze minutos é só deixar a água escorrer.

Vale salientar que a regra geral dos médicos é evitar a automedicação, incluindo a aplicação de substâncias, como o azeite, na orelha. A única permissão, como adiantamos, são as compressas mornas. Junto a isso, é imprescindível não deixar entrar água no local, para não piorar a doença e os sintomas.

Ouvidos entupidos de uma infecção leve geralmente duram uma ou duas semanas. Se os problemas estiverem no ouvido interno, isso pode durar mais tempo. Infecções leves de ouvido desaparecem sozinhas, e você pode aliviar a dor com analgésicos ou simplesmente aplicando um pano quente no ouvido.

Como sei se o meu ouvido está com excesso de cera?

  1. Desconforto ou sensação de ouvido entupido;
  2. Coceira;
  3. Perda parcial de audição;
  4. Zumbido;
  5. Tonturas;
  6. Tosse.

O acúmulo de cera que causa obstrução com sintomas deve ser removido com um médico habilitado através de lavagem, curetagem ou aspiração. Não é aconselhado introduzir cotonete dentro do conduto auditivo, pois pode machucar o tímpano ou causar uma infecção.

Além do cotonete, outros instrumentos podem contribuir para aprofundar o cerúmen. Um deles é o fone de ouvido intra-auricular, cujo uso é cada vez mais disseminado. Complementando, tampões auditivos também atuam como causa. É preciso considerar ainda as doenças dermatológicas, como dermatite seborreica e psoríase.

“Até pode, pois ela realmente é eficaz contra certos germes, mas sempre diluída em água e na versão dez volumes”, orienta Alcântara.

Pingar álcool no ouvido ajuda a secar e prevenir otites.