Como dar mais sabor à comida?

Perguntado por: ualbuquerque . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 12 votos

Por onde começar para dar mais sabor aos alimentos

  1. Escolher alimentos de qualidade.
  2. Respeitar os tempos de confecção.
  3. Utilizar temperos para dar mais sabor.
  4. Construa camadas de sabores.
  5. Utilize diferentes tipos de caldos.
  6. Experimente diferentes temperos frescos.

O gosto da comida é o produto da detecção, na boca, por células especializadas chamadas de 'receptores', situadas nas papilas gustativas, de cinco tipos distintos de moléculas: doce, salgado, ácido, amargo e umami.

Como dissemos, a capacidade de sentir o sabor dos alimentos está intimamente ligada ao olfato e, por isso, infecções e problemas no nariz e no sistema respiratório podem modificar a sensação de gosto. A regressão da doença (por meio de tratamento) faz com que o paladar seja normalizado dentro de alguns dias.

Temperos encorpam e adicionam sabor aos pratos caseiros. Os mais úteis para manter na despensa são pimenta-do-reino, coentro moído, cominho, pimenta-caiena, canela, páprica, noz-moscada, cúrcuma e sementes de cardamomo.

Blog

  1. Coma arroz com feijão frequentemente. ...
  2. Procure ingerir verduras e legumes diariamente. ...
  3. Tenha sempre uma fruta ao seu alcance. ...
  4. Diminua o consumo dos alimentos ultraprocessados. ...
  5. Procure se alimentar pelo menos a cada 3 horas.

Sal, alho, cebola e pimenta costumam ser os temperos-curinga quando o assunto é carne. No entanto, dá para ir além. Existem vários outros temperos que combinam com carnes bovinas, suínas, de frango ou carneiro. São temperos que acentuam seu sabor.

Alho e cebola, o tempero curinga
Reconhecida como uma das coisas mais cheirosas da culinária brasileira, a combinação de alho e cebola é um dos temperos caseiros que vai bem com qualquer preparo e é super fácil de fazer.

O alecrim é um dos temperos naturais mais utilizado na culinária, além do seu cheiro marcante, ele funciona muito bem com carnes e frangos assados e em marinadas com carne de caça. Dica consul: utilize o alecrim e sal grosso para dar uma turbinada na sua batata frita.

Converse sobre o alimento com alguém que goste dele para aumentar seu interesse pelo assunto. Use molho de salada se você não gosta muito de verduras ou legumes. Experimente coisas novas — algumas comidas podem ter cheiros estranhos ou aparências desagradáveis, mas esses fatores nem sempre têm relação com o sabor.

Além das papilas gustativas, outros fatores também afetam o paladar, como a saliva e o olfato. A saliva contém enzimas que ajudam a quebrar os alimentos e pode alterar o gosto da comida. Já o olfato é responsável por detectar aromas, que se combinam com os sabores para criar uma experiência gustativa mais complexa.