Como dar banho em gato?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 18 votos

Molhe o gato cuidadosamente e passe o xampu especial determinado pelo médico veterinário; Deixe a cabeça por último e tenha cuidado para não molhar os ouvidos e não deixar a água cair nos olhos; Seque com uma toalha e evite secador, para não estressá-lo ainda mais.

Use sempre água morna para dar banho em gato, mas não encha muito a bacia. Feito isso, segure o seu pet pela nuca e pelas pernas traseiras e coloque-o na bacia com delicadeza. Você também pode colocar o gato na bacia sem água e usar um copo para molhá-lo de forma mais gradual.

Ele diz que o banho é necessário para diminuir a gordura da pelagem. “Os gatos que vivem dentro de apartamentos podem tomar banho a cada 4 ou 6 meses, por exemplo. Mas se ele tem mais pelos, pode tomar com mais frequência, uma vez por mês.

A água deve estar morna, mas próxima da temperatura ambiente que mais fria ou quente. Ao terminar deve secar com uma toalha o animal e depois secar com um secador a uma temperatura baixa, afastando do corpo do gato para não queimar.

Utilize água morna: a temperatura costuma ser um grande problema para um gato com medo de água. Por isso, a dica é buscar algo mais agradável, utilizando água morna. Use apenas produtos adequados para pets: os produtos para felinos são elaborados por especialistas, não provocando alergias ou incomodando os peludos.

Relaxe, respire fundo, agrade o queixo dele, finja que é tudo uma brincadeira. Comece devagar. Não coloque o gato na água, em nenhum momento. Use um chuveirinho ou um copo para molhá-lo, sempre com água morna.

Dica. Para te ajudar nessa missão de deixá-lo mais calmo, use uma das toalhas de banho que você separou, para envolvê-lo e fazer bastante carinho nele. Caso ele queira fugir ou fique inquieto mesmo assim, talvez seja melhor deixar o banho para um outro dia. Pois forçar muito só tornará a situação mais difícil.

Eles não gostam de água
Esse fato até que não atrapalha os bichanos quando o assunto é banho, mas pode causar problemas de saúde. Como os felinos só gostam de tomar água fresca e limpa, muitas vezes, não se hidratam com frequência, levando a deficiências renais e urinárias.

12 – 18 anos

“De acordo com as práticas de manejo cat friendly, dar banho em gato deve ser evitado ao máximo, pois esses bichinhos se higienizam com a própria língua, limpando a grande maioria das sujeiras”, explica a veterinária da clínica Gaia Medicina Veterinária Integrativa.

você pode dar banho em seu gato filhote, mas existem alguns critérios para isso. Primeiro, os banhos só estão liberados depois de todas as vacinas tomadas, por isso fique em dia com a carteirinha de vacinação de seu pet. Em segundo lugar, o recomendado é que o primeiro banho seja dado apenas depois dos 6 meses de vida.

Basta você espalhar o talco pelo corpinho do peludo e, depois, escovar seu bichano tranquilamente. Com a escoação, o talco vai saindo, levando junto a sujeira! Pode ser um processo um pouco mais demorado, mas, como não utiliza líquido, os bichanos costumam ficar mais tranquilos.

É importante não dar bronca ou borrifar água no gato! Isso não vai resolver NADA e pode até piorar a situação.

2 – Pode dar banho no gato toda semana
Mito! Como já sabem, os gatos se limpam com as famosas lambidas. Então, você até pode dar banho em gato, mas não com tanta frequência. Especialistas recomendam que o bichano passe por um banho mais profundo ocasionalmente, para retirar as impurezas que podem se acumular.

É realmente necessário dar banho nos felinos? Isso depende. De modo geral, a resposta é não. Gatos saudáveis e que vivem dentro de casa não necessitam de banhos periódicos, já que o próprio hábito de higiene dos felinos é o suficiente para mantê-los sempre limpinhos.