Como cuidar de orquídeas no vaso?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 11 votos

Um hábito importante para cuidar de orquídeas no vaso é fazer a poda periódica da flor. Ao perceber que ela está com as pétalas murchas, o ideal é fazer a poda acima do terceiro nó do caule. Tão importante quanto fazer a poda no local certo, é ter a tesoura adequada para o procedimento.

Se uma orquídea está plantada em substrato com pó, a rega pode ser semanal, mas, se estiver plantada em piaçaba ou casca de madeira, a rega deve ser diária. Quando se compra um vaso de orquídea, é útil verificar qual o substrato (material) em que está plantada, pois, dependendo dele, a secagem pode ser rápida ou lenta.

As orquídeas, especialmente as Phalaenopsis, gostam dos ambientes mais frescos e com boa ventilação. Aliás, elas são muito sensíveis ao sol direto e sequer conseguem se recuperar dos danos do sol: se for em excesso, as folhas vão sofrer queimaduras e cair.

Em geral, orquídeas gostam muito de claridade, mas não suportam a exposição direta ao sol. Sendo assim, recomenda-se colocar a orquídea próxima a alguma janela. Isso, claro, desde que ela não fique voltada para o sol entre 10h e 16h. Além disso, orquídeas também gostam de ambientes arejados.

Muita gente pergunta se pode molhar as folhas da orquídea ao regar. Sim, pode, sem problema, mas é importante que as folhas sequem, por isso o ambiente onde fica sua planta deve ser arejado e próximo à luz solar.

Você encontra solos específicos para orquídeas, com musgo, substância mais adequada para a planta com uma beleza exuberante. Assim que tiver o substrato em mãos, é só forrar o fundo do vaso com uma camada de pedras ou até de cacos de telhas para facilitar a drenagem.

Uma orquídea em condições ideais e salva de pragas pode durar décadas, teoricamente pode passar de um século, mas não vimos nenhum registro de planta que chegou a essa idade. Plantas com mais de 50 anos não são raras.

Para a orquídea ficar saudável e bonita, o ideal é mantê-la em locais bem iluminados, como nas sacadas de apartamentos ou próximas às janelas. “Uma dica importante sobre orquídeas para iniciantes é não deixar a planta em contato direto com o sol, pois ela pode acabar queimando. O excesso de água também pode atrapalhar.

As orquídeas estão entre as melhores flores para se ter em casa. As espécies mais comuns são as Phalaenopsis e as Denphal. Com uma variedade imensa de cores e formas, são ideais para ambientes internos e elegantes. Com certos cuidados, é possível mantê-las saudáveis e bonitas por muito tempo.

Se a sua orquídea é uma espécie que floresce várias vezes por ano, não corte a haste floral muito rapidamente. Mesmo que a orquídea tenha murchado pela primeira vez, o que importa é que o caule que suporta as flores esteja verde para que uma segunda floração ocorra.

Só claridade não vai estimular a planta a dar flores, você precisa colocar a sua orquídea bem próximo de uma janela ou num local que ela receba algumas horas do sol fraquinho. Ou seja, as orquídeas precisam receber sol somente no comecinho do dia ou no final da tarde, quando o sol estiver mais fraco.

Segundo Rosita, o segredo é lembrar que as orquídeas não podem receber muita água, não gostam de muito vento, nem de muito sol. “Por isso, para quem mora em casa ou apartamento, a lavanderia é o melhor lugar para colocá-las”, explica.