Como cortar um charuto sem o cortador?

Perguntado por: zsantos . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 7 votos

A melhor maneira de cortar um charuto sem um acessório é usar uma faca afiada ou uma tesoura. Se não tiver nenhum, pode usar outro objecto afiado ou mesmo as suas mãos.

Escolha o lado correto do charuto para cortar.
Você vai cortar a "cabeça do charuto", a parte que irá na sua boca. O lado oposto do charuto é o "pé". A cabeça distingue-se do pé pelo fato de ter uma capa, um pedaço arredondado de tabaco que é colado ali para firmar o produto.

Dependendo do tipo de charuto, o corte difere, mas em geral, deve ser cortado a cerca de 3 mm. Se cortar mais do que isso, o sabor pode ser muito decepcionante com gostos e aromas demasiado amargos.

Evite cortar muito profundamente, caso contrário você pode cortar a capa do charuto e estragá-lo. Verifique o corte: após o corte, verifique se o charuto está cortado de maneira uniforme e se a capa não está desfiando.

Pegue um isqueiro maçarico a gás e comece por carbonizar (queimar) todo o pé do charuto (veja foto) até ele estar completamente queimado. Se preferir, dê uma pequena soprada no pé do charuto para conferir se há brasas. Quando o pé do charuto estiver totalmente em brasa, leve-o a boca e dê pequenas puxadas.

Por não ser tragado o tabagista justifica que o produto faz menos mal ao organismo do que o cigarro, porém fumar um charuto equivale a consumir de 5 a 10 cigarros normais. Apenas 2 charutos/dia equivale a 2 x mais chances de desenvolver doença de cavidade oral e 6 x mais câncer laringe e esôfago.

Enquanto algumas são mais comuns em quem fumam cigarro, como o enfisema pulmonar, os adeptos do charuto têm maiores chances de câncer de boca, língua, garganta e esôfago. Estudos apontam que quem fuma charuto tem entre duas e nove vezes mais chance de desenvolver câncer de pulmão do que os não fumantes.

As folhas de tabaco com as quais um charuto é feito são extremamente potentes e danosas para o pulmão. Elas possuem uma quantidade de nicotina muito mais alta do que a encontrada nos cigarros. Se você traga a fumaça, pode ter tonturas e, inclusive, desmaiar.

Bater as cinzas no cinzeiro é considerado amadorismo. O charuto também não deve ser apagado.

As opções com cores mais escuras são mais acentuados no paladar, ou seja, têm um sabor intenso ao fumar. Já os charutos de cores mais claras — como o candela e o claro — possuem um sabor mais leve, ideais para quem vai provar um charuto pela primeira vez.