Como convidar padrinhos para o civil?

Perguntado por: lourique . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Como? Uma das melhores maneiras de convidar os padrinhos e madrinhas é pessoalmente. Marcar uma visita, convidar para um jantar ou almoço, preparar um momento especial e personalizado são formas elegantes e carinhosas de fazer esse tipo de convite.

O convite aos padrinhos deve ser pessoal e preferencialmente especial. Então prepare-se para oferecer um jantar para cada pessoa ou para cada casal – nada de juntar vários padrinhos e fazer um anúncio público. Você pode também ligar e falar que quer fazer uma visita para a pessoa, sem mencionar o motivo.

São necessárias no mínimo duas pessoas e no máximo 4. Devem ser maiores de 18 anos e estarem presentes no dia do casamento. Não é necessário que sejam um casal e podem ser parentes.

Texto para convite de casamento civil

  1. Frase para convite de casamento civil;
  2. Nome dos noivos;
  3. Data, horário, nome e endereço do local onde a festa será realizada;

Uma opção é fazer um convite num papel especial com elementos que remetem ao estilo do casamento. Ainda pode-se escolher sacolinhas personalizadas (ou não!) para fazer o convite para ser padrinho de casamento. Nesse mesmo estilo, as caixinhas de papel ou mdf também são uma boa alternativa.

A resposta é sim: obrigatoriamente dois (2), e há uma explicação. Para casamentos no civil os padrinhos cumprem a função de testemunhas, e essa é a quantidade mínima para que a união seja oficializada. O que não impede que haja mais padrinhos e madrinhas para viver esse momento formal.

A função dos padrinhos de casamento
Além de fazerem parte do Grande Dia do casal, os padrinhos e madrinhas de casamento são aquelas pessoas íntimas do casal que podem (e devem) ajudá-los em diversos momentos da vida. Eles também podem ajudar o casal em alguma parte dos preparativos para o casamento e da casa nova.

Precisa aliança para casar no civil? Nada é obrigatório, mas existe sim o momento da troca das alianças no casamento civil, assim como no religioso.

O valor do casamento no Cartório, com a opção de Cerimônia Religiosa com efeito Civil, é de R$ 539,56 (já incluso a taxa de publicação do jornal). Se o casamento for em diligência, ou seja, fora do cartório, o valor será de R$ 1.758,65.

A habilitação do casamento costuma ser disponibilizada em um prazo de 30 dias. Com essa autorização em mãos, os noivos têm um prazo de 90 dias para oficializar a união.