Qual é a idade da menopausa precoce?

Perguntado por: avidal . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 20 votos

A menopausa precoce, também conhecida como falência ovariana prematura, ocorre antes dos 40 anos de idade e acomete 1% das mulheres. Trata-se do momento em que os ovários param de funcionar, isto é, param de liberar óvulos (ovulação) em intervalos regulares e sua capacidade de produzir hormônios internos.

Para entender o que é menopausa precoce, você deve lembrar que essa interrupção na menstruação pode acontecer antes do tempo previsto, ou seja, antes dos 48 anos. Dessa forma, considera-se menopausa precoce quando a mulher entra nessa fase com 45 anos ou menos.

A genética é um fator de risco. Outros aspectos que podem causar o problema são a Síndrome de Turner, condição que ocorre quando o par de cromossomo X é incompleto, e doenças autoimunes que interrompem o processo de produção hormonal. Tabagismo e consumo de drogas são fatores de risco para a menopausa precoce.

Esse período costuma se iniciar por volta dos 40 anos, mas algumas mulheres podem começar a senti-lo depois dos 35 anos. Os sintomas mais comuns são: ondas de calor, dores de cabeça, diminuição de libido, incontinência urinária, alterações no humor, insônia e aumento de peso. Por que a mulher engorda na menopausa?

Apesar da menopausa ser mais comum em mulheres acima dos 40 anos, existe a possibilidade das mais novas terem uma menopausa precoce. De acordo com a médica, as causas são diversas. As mais comuns são as doenças autoimunes, como tireoidite e vitiligo.

Para muitas mulheres, a chegada da menopausa provoca irregularidades menstruais, menstruações mais escassas, hemorragias, menstruações mais ou menos frequentes.

Após 12 meses em que ocorre a menopausa, a gravidez não é possível de acontecer de forma natural, pois os ovários estão menores e há a diminuição dos hormônios sexuais, o que impossibilita a gestação. Antes da menopausa, acontece o climatério e, nessa fase, a mulher pode sim engravidar.

Os fluxos menstruais, geralmente, se encerram definitivamente na menopausa, entre 45 e 55 anos de idade. Algumas mulheres podem parar de menstruar antes dos 40 anos, o que é conhecido como menopausa precoce.

A verificação do nível sanguíneo do AMH (Hormônio Antimülleriano) ajuda a identificar se uma mulher entrou ou está perto de entrar na menopausa. Esse teste é útil para mulheres com sintomas de perimenopausa, que também podem apresentar impactos na saúde.

Causas da menopausa precoce

  • Cirurgia de retirada dos ovários;
  • Quimioterapia ou radioterapia;
  • Doenças autoimunes (as mais comuns);
  • Infecções virais;
  • Distúrbios metabólicos;
  • Doenças genéticas como a síndrome do X frágil e a síndrome de Turner;
  • Toxinas, como fumaça de cigarro, produtos químicos e pesticidas.

Outro problema que passa a ser percebido mais comumente no climatério é a fibromialgia, uma dor muscular generalizada e crônica. Problemas com o sono, cansaço, ansiedade, depressão e alterações de concentração e memória também são relatados pelas pacientes que sofrem da doença.

Embora o ciclo menstrual esteja irregular, nessa etapa ainda pode existir ovulação, principalmente durante a pré-menopausa. Logo, engravidar de forma natural é uma possibilidade, apesar dos maiores obstáculos.

"Mulheres que entram na menopausa antes dos 40 anos têm duas vezes mais chances de morrer (precocemente) em comparação com as mulheres que passam pela menopausa natural entre 50 e 54 anos", pontua.