O que faz acelerar a menopausa?

Perguntado por: acorte2 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 3 votos

Sedentarismo, má alimentação, tabagismo e estresse são fatores que prejudicam a saúde e desequilibram o nosso organismo. Os compostos químicos do cigarro, por exemplo, alteram a atividade do estrogênio e da progesterona, acelerando o progresso da menopausa.

Dieta na menopausa: bem-estar físico e mental
Então, se você quer passar pelo climatério sem grandes solavancos, reveja seus hábitos. Uma dieta rica em alimentos industrializados e processados, frituras, embutidos, sódio, açúcar e álcool, por exemplo, leva à inflamação crônica do organismo.

A menopausa ocorre porque, com o avanço da idade, os ovários param de produzir estrogênio e progesterona. Durante os anos antes da menopausa, a produção de estrogênio e progesterona começa a variar e a menstruação e a ovulação ocorrem com menos frequência.

Acelera o metabolismo
O levantamento de peso pode aumentar a massa muscular magra, que por sua vez pode ajudar a acelerar o metabolismo e queimar mais calorias em repouso.

Meninas que menstruaram antes dos 11 anos, se comparadas às que o fizeram depois dos 13, possui risco de menopausa prematura de 80% maior. Veja artigo do dr. Drauzio sobre menarca e menopausa. Meninas que começam a menstruar cedo correm risco mais alto de entrar na menopausa prematuramente.

Frutas e vegetais x menopausa
Também, no caso das frutas, optar pelas cítricas e as vermelhas é o recomendado. Os sintomas que apresentaram maior melhora foram os calores típicos da menopausa e a dificuldade para dormir.

2 – Evite tomar café
O café para mulheres na menopausa, pode ser prejudicial e intensificar os sintomas. Isso porque ele promove a dilatação dos vasos sanguíneos, além de interferir na atuação da adenosina – hormônio calmante que ajuda a reduzir o stress.

Climatério é o período de transição em que a mulher passa da fase reprodutiva para a fase de pós-menopausa. Dessa forma, a menopausa (última menstruação) é um fato que ocorre durante o climatério.

Quais os sintomas da menopausa?

  • Ondas de calor. As ondas de calor ocorrem devido a redução dos hormônios sexuais. ...
  • Irritabilidade. ...
  • Ausência de menstruação e ciclo irregular. ...
  • Alterações vaginais. ...
  • Cansaço. ...
  • Suores noturnos e dificuldade para dormir.

Mas não há dúvida de que o aumento da massa abdominal do qual muitas mulheres se queixam na menopausa é real", afirmou. "Essa é a resposta do corpo à queda dos estrogênios na menopausa, um mudança do armazenamento de gorduras nos quadris e na cintura".

Uma das razões para este fenómeno é a queda nos níveis de estrogénio, o que leva ao aparecimento de gordura na zona abdominal. Não se preocupe!

A menopausa faz inchar? A menopausa é uma fase do ciclo hormonal da mulher que se dá quando a mulher passa a ter uma baixa produção de estrogénio e, consequentemente, traz mudanças no corpo, incluindo o aumento de peso, retenção de líquidos, alterações de humor e apetite.

Ocorre, em geral, entre os 45 e 55 anos. Quando ocorre por volta dos 40 anos, é chamada de menopausa prematura ou precoce. O termo menopausa é, muitas vezes, utilizado indevidamente para designar o climatério, que é a fase de transição do período reprodutivo, ou fértil, para o não reprodutivo na vida da mulher.

Nessa fase, são encerrados dois ciclos simultaneamente: o menstrual e o ovulatório. Os sintomas da menopausa causam diversas alterações no organismo da mulher. Só é considerada menopausa quando a mulher fica mais de 1 ano sem menstruar. Por outro lado, alguns fluxos irregulares podem ocorrer.

A menopausa – quando a menstruação realmente para de descer – acontece por volta dos 51 anos, mas a maioria das pessoas pode tê-la em qualquer idade entre 45 e 55 anos (3, 5, 7, 8).