Pode molhar a cordinha do ob?

Perguntado por: iferreira2 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.4 / 5 18 votos

A cordinha do absorvente pode ficar molhada de urina quando você for ao banheiro. Felizmente, isso não representa nenhum risco para a saúde e não pode causar infecções. Porém, se quiser evitar que a cordinha fique molha, puxe-a para fora do caminho quando for fazer xixi.

Isso significa que o absorvente "normal" ou externo, quando você entra na piscina ou no mar, vai ficar pesado, cheio de água e desconfortável, porque ele vai absorver a água. E aí, um absorvente cheio de água pode deixar a menstruação vazar.

Basta trocá-lo algumas vezes, lembrando que o tempo máximo de permanência é de até 8 horas.

Algumas mulheres não gostam da sensação ou cheiro de um fio molhado. Para evitar isso, você pode: Segure a corda do absorvente para o lado ao fazer xixi; Remova o absorvente interno antes de fazer xixi e coloque um novo depois que secar a si mesma.

Segundo a ginecologista Carolina Ambrogini, a cordinha deve ficar para fora da vagina: “Ela não deve ser inserida junto com o absorvente, já que é utilizada para removê-lo”, diz.

Geralmente o produto está disponível em três tamanhos: Mini (leve), Médio (mediano) e Super (fluxo intenso). Outro ponto para ter cuidado e evitar possível vazamento é ficar atenta ao tempo de troca, lembrando sempre que o tempo máximo de permanência do produto no seu corpo é de 8 horas.

Pode entrar na piscina menstruada com absorvente interno? Se de um lado os absorventes descartáveis externos não dão conta de conter o sangue na água, os absorventes internos, por sua vez, podem ser usados com mais segurança. Para isso, evite ficar muitas horas seguidas com o mesmo protetor.

Sim. Você não precisa trocar o absorvente interno sempre que fizer xixi, mas talvez seja bom afastar o fio para a lateral para que ele não fique encharcado. Mas isso é só para seu conforto pessoal, já que é improvável que você tenha problemas de saúde ao fazer xixi acidentalmente no fio do absorvente interno.

Consequentemente, não é preciso tirar o OB para urinar! Mesmo assim, algumas mulheres preferem trocar o absorvente interno após fazer xixi pelo fato de que pode respingar na cordinha do produto. Quem não tiver nenhum tipo de infecção do trato urinário, não há problema algum nisso!

Não se deve dormir com o absorvente interno, pois como o sangue é um meio de cultura para bactérias pode causar infecções e odores. Para dormir use o externo. Ginecologista e Obstetra – Atendimentos em Passo Fundo, Sananduva e Paim Filho (RS).

Sabia que era possível sentir um leve desconforto e talvez alguma dor para colocar o absorvente pela primeira vez.

Embora o número não seja um consenso, essa média é uma recomendação para evitar a proliferação de bactérias. Para quem tem o fluxo intenso, esse tempo de uso também pode fazer sentido. Por isso, calcula-se que algumas pessoas usem até 6 absorventes por dia.

Uma das principais causas de vazamentos é ficar horas seguidas usando o mesmo absorvente. Para garantir que isso não aconteça, vá ao banheiro com mais frequência para conferir se o absorvente precisa ser trocado.