Como consultar o benefício?

Perguntado por: aviana . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 20 votos

Como consultar benefício do INSS pelo CPF? Por meio do CPF você pode consultar o número do benefício de três formas bem simples: fazendo login do site do Meu INSS, acessando o aplicativo Meu INSS e ainda ligando na Central 135.

Clique em “Entrar com gov.br”; Informe seu CPF e senha do Meu INSS para fazer login (caso não tenha cadastro será necessário realizar); Na tela inicial aparecerá o do benefício do número.

Acesse o Meu INSS pelo site ou aplicativo para Android e iOS. Clique em “Entrar com gov.br” Informe CPF e senha e clique em “Entrar” Vá em “Consultar Pedidos”

Veja o passo a passo a seguir:

  1. Abra o aplicativo e clique em “Entrar com gov.br”;
  2. Informe seu CPF e senha para fazer login (caso não tenha cadastro será necessário realizar);
  3. Autorize o uso de dados pessoais;
  4. Na tela inicial aparecerá o nome do seu benefício juntamente com o número.

A consulta da situação do benefício na CAIXA pode ser realizada pela central de atendimento CAIXA, 111, opção 7, ou 0800 726 0207, opção 7. No App CAIXA Trabalhador é possível verificar a situação da parcela do benefício, a data da última prova de vida realizada e o calendário de pagamentos .

No Meu INSS é possível utilizar mais de 90 serviços do INSS de forma digital e também o que estiver na plataforma do gov.br.

Para saber a data de pagamento, basta verificar o número final do cartão de benefício, desconsiderando o último dígito verificador após o traço. No caso dos beneficiários com histórico de recebimento, a data de pagamento segue o padrão habitual, considerando o dígito final do cartão.

Segundo a Lei de Processos Administrativos, o INSS tem 30 dias (prorrogável por + 30 dias), para conceder ou negar um requerimento após o protocolo do pedido de benefício. A partir de então, você tem, pelo menos, mais 45 dias para receber o benefício concedido pelo Instituto.

Os pedidos de benefícios seguem a mesma lógica: prazo de 30 dias para processos envolvendo salário-maternidade e pensão por morte e de 60 dias para os que tratem de auxílio-doença.

Para saber qual a data de pagamento do benefício, o interessado deve consultar o calendário disponibilizado pelo INSS. O calendário pode ser encontrado no site do Meu INSS e no aplicativo. A data, como mencionado, será estabelecida conforme o valor do benefício e o número do cartão de benefício.

A melhor maneira de verificar se seu cadastro foi aprovado é por meio da consulta ao Número de Identificação Social (NIS) ou pelo aplicativo Meu CadÚnico. O NIS é fornecido quando você faz o cadastro e pode ser utilizado para checar o status em postos de atendimento ou na página do Cadastro Único.

Onde fica o número do benefício do INSS? Você pode encontrar o número do benefício do INSS no site ou app do Meu INSS, pela Carteira de Trabalho (na maioria das vezes é o mesmo número do PIS/PASEP), Carta de Concessão do benefício, pelo telefone 135 ou indo até uma agência física da Previdência Social.

É possível também consultar a situação do benefício através do aplicativo Bolsa Família ou Central de Atendimento pelo número 111.

A consulta pode ser feita pelo CPF do trabalhador com o acesso gov.br, desde que este tenha realizado a criação da Carteira de Trabalho Digital.

O INSS permite agendamento através do Portal Meu INSS, disponível via site e aplicativo para dispositivos móveis. Além do meio digital, também é possível realizar agendamento através do telefone do INSS, no número 135.

Ligue 135: central de informações do INSS passa a ser gratuita também para ligações de celular. Garantir a gratuidade das ligações feitas a partir do telefone celular para a Central 135, que presta informações do INSS.