Como consultar Auxílio Brasil?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 4 votos

Consulta de Cadastro: Verifique seu cadastro nos programas Auxílio Emergencial 2022 e 2023 de maneira fácil. Basta inserir seu número de NIS ou CPF válido. A consulta é realizada diretamente no portal de transparência do governo, garantindo o acesso livre e transparente.

A partir dessa situação, muitos acreditaram que a opção Auxílio Brasil saiu do Caixa Tem porque foram cortados do programa social. O Auxílio Brasil ter sumido do Caixa Tem não significa que o benefício foi cortado para o indivíduo, mas sim que provavelmente está existindo uma atualização no sistema do aplicativo.

na prática de acordo com o ministério da Cidadania isso simplesmente quer dizer que você ainda não está na folha de pagamento.

O cidadão pode consultar mais informações das seguintes maneiras: No aplicativo Caixa Tem; Por meio de atendimento em agências da Caixa Econômica Federal; Ou nos telefones 111 ou 121 (Ministério do Desenvolvimento Social); No aplicativo Bolsa Família.

Como descobrir se o meu Auxílio Brasil ou Bolsa Família foi bloqueado? O primeiro passo para saber se seu benefício está bloqueado é não receber o pagamento na data prevista. Você pode conferir o calendário de pagamentos do Auxílio Brasil e verificar se o pagamento já foi realizado.

O principal motivo que leva ao bloqueio do pagamento do Auxílio Brasil é o cadastro desatualizado da família no Cadúnico. A inscrição na base de dados do governo federal é fundamental para ter acesso ao novo programa, mas só ela não basta.

Ao apertar em “continuar”, logo vai aparecer os benefícios que você possui vínculo e assim você consegue saber se está inscrito no CadÚnico. Porém, caso ainda não esteja inscrito no sistema, aparecerá a mensagem “Esse CPF não foi encontrado na base do Cadastro Único“. Nesse caso, você precisa fazer o pré-cadastro.

O cadastro do Bolsa Família conta com pouco mais de 5 milhões de famílias unipessoais. Os cidadãos com o benefício bloqueado estão recebendo mensagens por SMS ou no aplicativo do Bolsa Família com a seguinte informação: "MDS INFORMA: Se você mora sozinho (a), atualize o cadastro para o Bolsa Família.

As famílias da Ação de Qualificação Cadastral de 2023 que tiverem os benefícios cancelados por encerramento do prazo podem retornar ao Programa Bolsa Família por reversão de cancelamento em até 180 dias contados da data do cancelamento, a partir do atendimento de algumas condições.

Quem teve o Bolsa Família cancelado é informado por mensagem no extrato bancário. O beneficiário também pode consultar a situação do seu benefício pelo aplicativo do programa.

Isso acontece quando há algum problema com seu cadastro ou com o registro do seu celular. Para resolver, vá até a agência da CAIXA mais próxima, levando seus documentos pessoais e seu aparelho celular.

De acordo com o Ministério da Cidadania, o cidadão só receberá parcelas a partir do dia de inscrição nos programas, não tendo direito ao pagamento retroativo.

Bloqueio: o pagamento fica bloqueado por um mês, mas pode ser sacado no mês seguinte junto com a nova parcela; Suspensão: o benefício fica suspenso por dois meses e a família não poderá receber os valores referentes a esse período posteriormente; Cancelamento: a família deixa de participar do programa.

Mas e a pessoa que mora sozinha? Para ter direito ao benefício ela deve ter a renda de meio salário mínimo ou de até três? De acordo com o Ministério da Cidadania, a pessoa que mora sozinha tem uma renda que corresponde a de toda família, ou seja, ela está no perfil de quem recebe até R$ 3.135 por mês.

Pra saber o número do NIS ou ver se as suas informações estão atualizadas não é mais preciso ir até o Cras. O Ministério do Desenvolvimento Social lançou uma ferramenta online, a Consulta Cidadão, que vai facilitar a vida dos usuários do Cadastro Único.

Aumento da renda familiar e falta de atualização de cadastro podem levar ao bloqueio dos pagamentos.