Como comer cocos?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 19 votos

Saboroso e com textura inconfundível, o coco pode ser comido de várias formas, a água dele pode ser tomada à vontade, assim como também o leite de coco completa diversas receitas. Para consumir o coco, existem diversas possibilidades, podendo comer, beber e até usar em forma de óleo.

A polpa do coco pode ser ingerida verde ou madura, sendo consumida ao natural ou usada em preparações como bolo, manjar, leite de coco, farinha de coco, açúcar de coco e óleo de coco.

A polpa do coco maduro é muito rica em nutrientes como fibras e gorduras boas, que ajudam a prolongar a sensação de saciedade depois de uma refeição e evitam que a pessoa “belisque” lanchinhos pouco saudáveis. Dessa forma, o consumo dessa fruta pode até mesmo contribuir em processos de emagrecimento.

A polpa do coco também possui ação anti-inflamatória. É rica em fibras que auxilia o bom funcionamento intestinal, e em potássio, excelente fonte de energia pelo elevado teor de calorias. Uma dúvida comum é se à água de coco de caixinha tem as mesmas propriedades da in natura.

Fornecendo fibras e bactericida com propriedades analgésicas e antivirais. Os benefícios da água e polpa do coco são inúmeros, e com a casca não poderia ser diferente.

O coco não é considerado um alimento remoso e deve ser apenas evitado por pessoas alérgicas ou intolerantes a este alimento. Os alimentos remosos clássicos são aqueles ricos em gorduras trans, carne processada, carboidratos refinados ou refrigerantes, por exemplo.

Por ser bem versátil, o fruto pode ser usado desde o café da manhã até ao jantar.

O hábito intestinal do ser humano varia enormemente de indivíduo para indivíduo, de tal forma que consideramos um hábito intestinal normal, o que varia de 3 evacuações ao dia até 3 evacuações por semana.

Apesar de ser um produto natural com diversos benefícios, a água de coco em excesso faz mal pelo risco de desequilibrar as funções do organismo. Limite a quantidade para até três copos por dia, salvo qualquer problema de saúde que possa impedir o consumo.

O coco seco (marrom) e o coco fresco (verde) são a mesma fruta. A diferença é o tempo de maturação de cada uma. Quando colhido com sete meses é o coco verde, que aproveitamos a água. O coco maduro fica até 10 meses no coqueiro.

Mas em meio a tanta variedade e fama, você sabe dizer quais são os reais benefícios do coco? Bom, para abrir a lista de vantagens, estamos falando de um alimento rico em magnésio, nutriente importante para o funcionamento dos ossos. A fruta também é fonte de potássio, que pode ajudar a reduzir a pressão alta.

Seja na versão óleo, água, farinha ou mesmo polpa, o coco traz inúmeros benefícios à saúde.