Como comer bem no rodízio de sushi?

Perguntado por: nsouza . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 17 votos

Veja algumas dicas para comer de maneira equilibrada no rodízio e aproveitar o melhor do japonês:

  1. Maneire na quantidade de arroz.
  2. Cuidado com o excesso de gorduras saturadas.
  3. Menos shoyu, mais temperos.
  4. De olho no açúcar escondido e no escancarado.
  5. Invista no peixe e nos legumes.
  6. Escolha bem o restaurante.

Coma o sushi inteiro. Nunca deixe o arroz e coma só o peixe. “Isso é uma ofensa para qualquer sushiman”, diz Tatsushi. Além disso, para desfrutar de uma experiência melhor na hora de comer, o certo é encostar o peixe na língua, e não o arroz.

  1. Faça um jejum prolongado. Se for um almoço, nem tome café da manhã, se for um jantar, coma pouquíssimo no almoço, ou nem coma. ...
  2. Peça uma mesa ao ar livre, se possível. A brisa fresca vai te ajudar a engolir os quilos de alimentos que pousarão na sua mesa.

A tática do jejum antes do rodizio é um mito! Isso porque nosso estômago se dilata e contrai na medida em que vamos comento. Logo, se você comer pouco antes de ir a um rodizio, você aguentará menos. Coma bastante um dia antes e pouco/moderadamente no dia (principalmente saladas e frutas).

A principal causa é a difilobotríase, causada pelo parasita Diphyllobothrium – ele é mais comum em alguns tipos de peixe selvagens, como o salmão. Mas algumas bactérias, como a Salmonella, também podem acometer o trato digestivo”, explica o gastroenterologista do Hospital Brasília, Flávio Hayato Ejima.

Comida japonesa para iniciantes

  • Hot Roll e Hot Filadélfia. Ambos são bolinhos de arroz com recheio de cream cheese e frutos do mar. ...
  • Harumaki. São rolinhos entre 10 e 15cm de comprimento e 2 e 3 cm de espessura. ...
  • Sushi. O mais famoso prato japonês é um bolinho de arroz coberto por peixes ou frutos do mar crus.
  • Sashimi.

10 peças

A quantidade de sushi que uma pessoa come pode variar muito dependendo de quem se trata, mas atenção: a média para uma única pessoa é entre 8 e 10 peças de sushi por refeição. 8 a 10 peças.

Saiba que os sushis fritos, veganos e doces não fazem parte da culinária tradicional do Japão, mas são tão saborosos quanto os clássicos. Para quem está iniciando no mundo culinário japonês, o primeiro sabor indicado para provar é o Califórnia, composto por arroz, nori, manga, pepino e saquê.

O sushi deve ser comido com pauzinhos, embora alguns tipos de sushi permitam que a degustação se faça à mão. Se não tem grande jeito para manusear os pauzinhos, o melhor é usar as mãos. Nunca use garfo e faca.

O que diz a lei? De acordo com o advogado Osnildo Reis, o código do consumidor é omisso se tratando do direito de levar comida para casa na modalidade de rodízio, em que pese o cliente ter pagado.

A lógica faz sentido: se você mastigar bem e comer devagar, consegue ter tempo de digerir as primeiras coisas que você comeu antes de sair do restaurante, e aí dá pra comer mais. Além disso, a comida desce mais compacta desse jeito, fica mais organizado e com menos ar, o que quer dizer que cabe mais.

Depois que você já extrapolou em uma refeição, resta esperar a digestão acontecer. “Não precisa fazer jejum, nem atividades físicas exageradas, apenas aguardar a digestão, e voltar à rotina normalmente”, pontua a profissional.

Mastigue lentamente. Uma dica valiosa é saborear os alimentos do seu prato e mastigar o mais lentamente possível. Essa simples prática ameniza os exageros e permite que o cérebro seja informado que o estômago está cheio mais rápido.

Nutricionalmente, o sushi pode ser vantajoso, desde que consumido com moderação, por ser: Rico em hidratos de carbono de absorção lenta; Ter um elevado teor de gordura insaturada e fonte de ácidos gordos ómega 3; Rico em iodo, ferro, potássio e fósforo e em vitaminas A e do complexo B.