Como comer 200 gramas de proteína por dia?

Perguntado por: emaia . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.7 / 5 8 votos

Para ingerir 200 g de proteínas por dia, você precisa consumir alimentos ricos nelas: carnes vermelhas magras, peixe, laticínios, ovos, castanhas, feijão e soja. Opte por lanches proteicos durante o dia, como iogurte natural ou algumas nozes.

Se você deseja ingerir cerca de 100g de proteína por dia, pode facilmente consumir 25g (uma unidade) em cada refeição e comer alguns petiscos de proteína. Se você busca comer cerca de 150g por dia, pode simplesmente dobrar suas unidades de proteína em algumas refeições para atingir sua meta.

É recomendável ingerir entre 1,3 a 2g de proteína por quilo de peso corporal. Por exemplo: uma pessoa de 80kg deve ingerir até 160g de proteína por dia (80kg vezes 2g de proteína = 160g).

Os alimentos mais ricos em proteínas são os de origem animal, como a carne, o peixe, ovo, leite, queijo e iogurte.

6g

Uma unidade de ovo de galinha tem, aproximadamente, 6g de proteína. O alimento pode ser consumido diariamente, pois traz diversos benefícios para a saúde que vão além do aporte proteico. Rico em vitamina B12, promove a redução dos níveis de gordura e auxilia na formação de músculos.

7 alimentos ricos em proteína para o café da manhã

  1. 1 - Queijos. As vendas de queijo coalho preço atacado ou varejo é muito comum em diversas regiões, pois esse é um alimento saboroso e de fácil combinação. ...
  2. 2 - Iogurte Natural. ...
  3. 3 - Pasta de Amendoim. ...
  4. 4 - Quinoa. ...
  5. 5 - Aveia. ...
  6. 6 - Chia. ...
  7. 7 - Barras de Proteína.

Frango

Corte de carne (100 g)Quantidade de proteína (g)
Peito de frango grelhado31,8
Sobrecoxa sem pele assada29
Coxa de frango sem pele cozida26,8
Coração de galinha grelhado22,3

Para conseguir atingir a meta de 130 gramas de proteína ao dia você não vai precisar de nada rebuscado. Você precisa apenas saber combinar adequadamente as comidas simples do dia a dia, como por exemplo, arroz, feijão, carne, ovos, queijo, leite, lentilha, massas e diversos outros.

Soja

Soja. A soja, apesar de não tão popular nos países ocidentais, é uma das fontes mais importantes de proteína vegetal do mundo. Em 100g desse alimento é possível encontrar mais de 30g de proteínas – quantidade similar ao encontrado em filés pequenos de carne de frango, por exemplo.

Caso tenhamos dificuldade ao acesso de carnes, podemos procurar por opções mais baratas e que têm uma quantidade suficiente de proteínas, como os ovos, a sardinha, o leite, a soja, o feijão, o grão de bico, a lentilha, o brócolis, a ora-pro-nóbis, o espinafre, a couve, o repolho, o frango e outras carnes.

De acordo com o Instituto Ovos Brasil, incluir ovos em nossa alimentação diária pode contribuir para aumentar a imunidade e reduzir o risco de contrair doenças sazonais, como o resfriado. Recomenda-se consumir pelo menos dois ovos por dia, de forma equilibrada e como parte de uma dieta saudável e variada.

1,6 g

Para completar a lista, é preciso mencionar a importância das bananas. Em uma porção da fruta, uma pessoa obtém, em média, 1,6 g de proteína.

Para Amanda, tanto a clara quanto a gema do ovo são essenciais para ganhar músculos. “Os nutrientes da gema complementam o que a clara oferece. A clara é rica em albumina, uma proteína formada por aminoácidos que, por ser de fácil absorção, é um dos componentes de suplementos como whey protein e BCAA.