Como colocar papel de parede em parede rugosa?

Perguntado por: eamorim . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 8 votos

Se a parede for muito rugosa ou for coberta com gotelé, o papel nunca deve ser aplicado diretamente sobre a mesma, uma vez que a aderência fica comprometida. Antes, deve ser aplicado um reboco em pasta, deixar secar e depois lixar para que a superfície fique lisa.

A resposta é sim! E a solução é, muitas vezes, muito simples.

Posso colocar papel de parede adesivo em uma superfície com textura? A resposta simplificada e direta é: não. Antes de mais nada, contactar um profissional especializado no assunto é o mais indicado, inclusive sobre como colocar o papel de parede adesivo.

Em hipótese alguma aplique o papel de parede em paredes mofadas, porque certamente ele irá descolar. Recomendamos que pinte sua parede de branco antes de aplicar o papel de parede, principalmente se a estampa escolhida for de tonalidade clara.

Locais não indicados para aplicar vinil adesivo
Paredes com textura, chapiscadas, muito irregulares, esburacadas, porosas, sem aplicação de massa ou com pó de gesso ou poeira excessiva. Sobre paredes ou locais úmidos com infiltrações e mofo. Quaisquer tipos de tecido.

Passe cola no papel de parede e nos cantos da parede
Uma boa dica é aplicar cola branca nos cantos superior e inferior das paredes. Esse processo garante que as bordas do papel de parede não saiam facilmente. A depender do tipo de papel de parede escolhido, pode ser necessário aplicar cola branca na parede.

Basta emassar a parede, aplicando massa corrida sobre ela. Essa é a opção mais prática, eficaz e econômica para eliminar texturas de baixo relevo, como por exemplo, grafiato.

Depois da limpeza e antes de aplicar a textura ou o grafiato, você pode utilizar uma camada de selador ou um fundo preparador de paredes, ele ajuda a garantir uma maior durabilidade do revestimento e aumenta ainda mais a uniformidade da superfície e resistência a umidade.

Na pintura, é preciso cobrir móveis, proteger o chão de respingos, lixar e eventualmente corrigir imperfeições ou cobrir buracos com massa nas paredes. No caso do papel de parede, basta que a superfície esteja limpa.

O adesivo decorativo até adere em paredes com grafiato, o ideal é passar massa corrida antes da aplicação e pelo menos uma demão de tinta látex. Isso faz a parede ficar lisa e assim evita as ranhuras do grafiato.

O chapisco, ou chapiscado, deixa uma textura irregular na parede, como se fosse uma pedra natural. É justamente essa rusticidade que ajuda a esconder imperfeições, principalmente irregularidades de níveis na parede. No entanto, também pode ajudar a esconder rachaduras.

10 anos

Quando obedecidas as instruções do fabricante, o papel pode ter vida útil média de até 10 anos, o que vai variar também com as condições ambientais do local onde foi aplicado. O principal fator que compromete a integridade e durabilidade do papel de parede é a umidade.

R: É muito importante que a parede esteja lisa para não retratar o papel. No caso de uma parede com textura é recomendada uma camada de massa corrida, mesmo depois de lixar, e uma demão de tinta acrílica.

O local deve estar nivelado e sem defeitos (furos, rachaduras, infiltração e mofo). Não aplique o papel de parede diretamente sobre o reboco, o ideal é que tenha uma base livre de grãos soltos, preferencialmente com acabamento de massa corrida ou acrílica.

Quanto tempo dura um adesivo de parede? Outro ponto positivo dos adesivos de parede é que eles costumam durar bastante, sem necessitar que sejam feitos retoques com tinta com tanta frequência. Para se ter uma ideia, em cômodos como a sala de estar ou escritório, ele pode durar até dez anos, com manutenções anuais.

A preparação consiste em usar gesso ou massa corrida para nivela-la depois utilize uma lixa para garantir que a superfície fique uniforme; em seguida, passe um pano úmido para retirar os resíduos seguido por um pano seco.