Como cancelar uma compra no cartão?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 15 votos

Para fazer o cancelamento é preciso fazer a solicitação ao estabelecimento comercial onde a compra foi efetuada e explicar os motivos. Se a compra tiver sido parcelada, serão estornados os valores referentes às parcelas.

Qual o prazo para cancelar uma compra? O prazo garantido pelo Código do Consumidor para cancelamento de uma compra é de 7 dias corridos, a contar do recebimento do produto.

Ordem para cancelamento de compra pela internet

  1. Amigavelmente, pelos meios fornecidos pelo comerciante ou fornecedor;
  2. Site de reclamações;
  3. Procon: Órgão responsável para garantir os direitos do consumidor;
  4. Advogado para orientação e abertura de ação judicial.

Lei do arrependimento
O Código de Defesa do Consumidor prevê a possibilidade de você pedir o cancelamento de uma compra caso tenha se arrependido dela e isso tem um nome: Lei do Arrependimento. No entanto, para isso, é preciso que você tenha feito a aquisição do produto pela internet ou pelo telefone.

7 dias

Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio. Parágrafo único.

Consumidor não pode ser cobrado por compras contestadas em cartão que ainda não tiveram solução. Recentemente, a Lei 14.871/2021, inseriu no Código de Defesa do Consumidor (CDC), que foi promulgado há 32 anos, medidas importantes para evitar e solucionar o problema do superendividamento.

De quem é a responsabilidade de estornar o valor? É o estabelecimento comercial que precisa iniciar o processo do estorno junto à operadora. Aliás, a operadora do cartão é responsável apenas por intermediar as operações financeiras.

O cancelamento da compra de um produto é obrigatório, segundo as disposições do Código de Defesa do Consumidor, nas seguintes situações: art. 18 - Quando for constatado, no prazo de garantia, que o produto adquirido apresentou vício (defeito) e após 30 dias o fornecedor não conseguiu saná-lo; art.

Caso a transação tenha sido pela internet ou por telefone, entre em contato com o estabelecimento assim que esse sentimento bater e solicite o cancelamento. Dependendo da antecedência, você pode até evitar que o pedido seja enviado, tornando o processo de estorno mais rápido.

Via de regra, o comprador perderá o valor que pagou de comissão pela venda. Isso acontece porque tal valor corresponde a um serviço que de fato foi executado pela imobiliária ou corretor. Vale ressaltar que em cada caso existem suas particularidades, devendo ser analisados isoladamente.

O cancelamento é, então, o boicote e banimento virtual como punição por ações julgadas como indevidas. Assim, “cancelar” é a reprovação e o repúdio a falas ou posicionamentos em relação a um tema qualquer.

O direito de arrependimento não é aplicável a todas as situações para beneficiar o consumidor, a exceção do direito de arrependimento é quando a compra é realizada no estabelecimento comercial do vendedor ou prestador de serviço, onde o comprador somente terá direito a devolução do valor pago em caso de vício ou ...

Quando o consumidor tem direito à devolução do dinheiro
Produtos com defeitos ou vícios: caso o produto apresente defeitos que comprometam sua qualidade ou segurança, ou haja vícios ocultos que impossibilitem seu uso adequado, o consumidor pode exigir o ressarcimento do dinheiro ou a troca do produto.

Produto enganoso ou danificado
Nos casos em que a compra foi enganosa ou não corresponde às expectativas do consumidor, é possível realizar a invalidação desta em um prazo de até 90 dias, de acordo com a situação. Para bens duráveis, como eletrodomésticos, o prazo de cancelamento da compra é de até 90 dias.

Além da perda da mercadoria e do valor referente à compra, os empreendedores também podem sofrer penalidades das bandeiras de cartões se receberem muitos pedidos de chargeback. Mais um fator que deve ser levado em consideração e que torna o chargeback preocupante é a experiência do consumidor.