Como calcular o valor do IPCA em uma parcela?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 16 votos

Como é feito o cálculo IPCA? É calculado a partir do resultado entre o valor inicial e o total da divisão do número-índice do mês final pelo número-índice do mês anterior ao mês inicial. O resultado desta divisão é o fator que corresponde à variação acumulada do IPCA em um determinado período.

O índice de preços é divulgado mensalmente, então é possível calcular o acumulado do IPCA a partir de dois meses. Contudo, normalmente, se calcula o índice acumulado nos últimos 12 meses e no ano corrente. Ou seja, se “somarmos” a variação dos dois meses, o IPCA acumulado será de 2,19%.

Inflação acumulada
O IPCA do ano é a soma dos seus valores mensais, ou seja, é o acumulado do período. Ele demonstra a média de variação dos preços ao consumidor final. A meta do IPCA de 2021 era de 5,25% ao ano. Ou seja ficou quase o dobro do teto da meta, o IPCA acumulado ficou em 10,06% no ano.

Ressaltando o que já foi dito, o IPCA mede a variação de preços de uma cesta de produtos e serviços consumidos por uma parcela de brasileiros. Só que essa análise é realizada a partir das famílias com rendimento mensal de 1 a 40 salários mínimos – qualquer que seja a sua fonte de renda – sobre o que consomem.

De acordo com dados oficiais do IBGE, o IPCA do mês de referência (abril de 2023) foi de 0,61%. Esse percentual se refere à variação entre os meses de março de 2023 e abril de 2023, o mais recente da série histórica. No ano de 2023, em abril o IPCA acumulado dos últimos doze meses foi de 4,18%.

Com isso, o IPCA acumulado no ano sobe de 2,87% para 2,99, e fica em 3,99% nos últimos 12 meses. Em julho de 2022, o índice de inflação foi de -0,68%. Em casos de reajuste de aluguel pelo IPCA para contratos que fazem aniversário em agosto de 2023, o percentual usado é o acumulado de 12 meses: 3,99%.

1. Cálculo do valor acumulado: consiste em multiplicar a quantidade medida acumulada pelo preço unitário do serviço e subtrair o resultado do valor medido acumulado até a medição anterior. Essa forma de cálculo é utilizada para não sobrar saldo de valor nos serviços quando o saldo de quantidade estiver zerado.

11,06% a.a.

O IPCA (sigla para Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) é o índice oficial da inflação no país. Como o próprio nome sugere, ele indica a variação dos preços de um conjunto de produtos e serviços para o consumidor final (refletindo o consumo pessoal das famílias).

11,69% a.a.

Como se trata de um ativo atrelado ao IPCA, quanto maior é este indicador, maior é a rentabilidade do título, ou seja, o ganho real de 8% está sempre protegido.

Calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), ele é usado pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) como parâmetro para ajustar as metas de inflação. O índice também é utilizado pelo Copom (Comitê de Política Monetária) para revisar a taxa básica de juros da economia, a Selic.

O IPCA é divulgado todos os meses. A coleta de dados começa no último dia útil do mês anterior e continua até o penúltimo dia útil do mês que está sendo analisado. No geral, o resultado é divulgado até a segunda semana do mês seguinte.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) foi de 0,51% em maio, 0,06 ponto percentual (p.p.) abaixo da taxa de abril (0,57%). No ano, o IPCA-15 acumula alta de 3,12% e, em 12 meses, de 4,07%, abaixo dos 4,16% registrados nos 12 meses anteriores. Em maio de 2022, a taxa foi de 0,59%....

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) caiu 0,72% em julho, após queda de 1,93% no mês anterior. Com este resultado, o índice acumula taxa de -5,15% no ano e de -7,72% em 12 meses. Em julho de 2022, o índice havia subido 0,21% e acumulava alta de 10,08% em 12 meses.

= (taxa de inflação do período + 1) * valor a ser corrigido
O resultado será o valor que o consumidor tem que ter na data final para comprar a mesma quantidade que comprava na data inicial.