Como calcular área e volume de um prisma?

Perguntado por: ivieira . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 13 votos

Podemos calcular a área de um prisma somando as áreas de todas as suas faces e podemos calcular seu volume usando a fórmula V=Bh, onde B é a área da base e h é a altura do prisma.

A área do prisma pode ser calculada pela soma de sua área lateral com as áreas das bases. O processo de cálculo dessas áreas acaba sendo facilitado porque as duas bases de um prisma são iguais, bastando, portanto, calcular a área de uma base e multiplicar o resultado por 2.

O volume do prisma é igual ao produto da área da base pela altura, quer ele seja oblíquo ou reto.

Para verificar a área total, deve-se somar as áreas das faces laterais e as áreas das bases da seguinte forma: At = S1 + 2Sb, sendo S1 a soma das áreas das faces laterais e 2Sb a soma das áreas das bases. Já o volume deve ser calculado assim: V=Ab. h, considerando-se Ab a área da base e “h” a altura.

O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C). Já o volume de um paralelepípedo é calculado pela medida do comprimento, vezes a medida da largura, vezes a medida da altura. Ou: V = B x L x h.

Geralmente, para encontrar a área de uma figura basta multiplicar a base (b) pela altura (h). Já o perímetro é a soma dos segmentos de retas que formam a figura, chamados de lados (l).

Para calcular o volume de um prisma retangular, multiplica-se as suas 3 dimensões: comprimento x largura x altura. O volume é expresso em unidades cúbicas.

Para determinares a área da superfície de um prisma retangular reto, soma as áreas das 6 faces. Também podemos considerar o comprimento (l), a largura (w) e a altura (h) do prisma e usar a fórmula, A=2lw+2lh+2hw, para descobrir a área da superfície.

O volume da pirâmide é calculado pelo produto entre a área da base e a altura dividido por três. A base pode ser formada por qualquer polígono. O volume da pirâmide é calculado por meio do produto entre a área da base e a altura dividido por três.

Para calcular a área de um trapézio, precisamos conhecer o valor das medidas das suas bases e da sua altura. A área é a soma das bases vezes a altura dividido por dois. A área do trapézio é a soma das bases vezes a altura dividido por dois.

Prisma de base hexagonal. O prisma é um dos principais sólidos geométricos da Geometria Espacial. Um sólido geométrico é um prisma quando ele possui duas bases paralelas formadas por polígonos congruentes e área lateral retangular com arestas formadas pela ligação entre os vértices das bases.

Podemos calcular o volume do prisma multiplicando a área da base pela altura do prisma. Sabemos que os prismas triangulares têm bases triangulares e também sabemos que a área de qualquer triângulo é calculada multiplicando a metade do comprimento da base pelo comprimento da altura.

É composto por 6 faces, 8 vértices e 12 arestas. Ele pode ser oblíquo ou reto. Para calcular o volume de um paralelepípedo, calculamos o produto entre a altura, largura e comprimento do paralelepípedo. A área total de um paralelepípedo é calculada por AT = 2ab + 2ac + 2bc.

A área de uma figura é obtida pela multiplicação da base (b) pela altura (h). E o volume é determinado pela multiplicação da altura pela largura e pelo comprimento.

Podemos calcular a área de um cubo usando a fórmula A = 6a² e podemos calcular seu volume usando a fórmula V = a³, onde a é o comprimento de um dos lados do cubo.