Como calcular a moda de dados agrupados?

Perguntado por: igouveia . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 17 votos

Para se calcular a moda, basta obter o ponto central do intervalo de maior freqüência. No caso do exemplo, o intervalo de maior freqüência é o quarto, que vai de 5,5 a 6,0. Seu ponto central é 5,75 и . Também se pode falar de intervalo ou classe modal.

A moda é o valor que mais se repete em um conjunto numérico.
Ou seja, o que é mais frequente. Então, para calcular a moda de um conjunto numérico, basta analisar qual é o dado que mais se repete nesse conjunto.

Mediana com dados agrupados: sem intervalo de classe
Para o caso de dados agrupados, basta verificar a frequência acumulada imediatamente superior à metade da soma das frequências.

A média de um conjunto de dados é encontrada somando-se todos os números do conjunto de dados e então dividindo o resultado pelo número de valores do conjunto. A mediana é o valor do meio quando o conjunto de dados está ordenado do menor para o maior. A moda é o número que aparece mais vezes em um conjunto de dados.

A moda, por definição, é o valor mais frequente da distribuição de frequências. Para variáveis discretas, a moda é facilmente definida pela simples verificação da tabela de frequências, sendo a moda atribuída ao tipo que tem maior frequência.

Podemos assim falar na existência de duas, três ou mais modas. Desta forma, se uma dada distribuição só tiver uma moda recebe a designação de unimodal, se tiver duas modas é chamada bimodal e se tiver mais que duas modas designa-se por plurimodal ou multimodal.

10 Respostas
Dessa forma, a mediana é o valor central dessa lista ordenada. Assim, a mediana é 9.

Para calcular a moda de um conjunto de dados só é preciso observar os dados que aparecem com maior frequência no conjunto. A moda para esse conjunto é: Mo = 2. É o número que aparece o maior número de vezes. Neste exemplo, a moda é: Mo = 2 ou 21.

Quando o desvio padrão for superior a 15% , o Avaliador deve considerar que há uma grande dispersão e que a média não é representativa. Será necessário analisar a população e verificar se a moda e a mediana não são medidas mais representativas, ou até mesmo seleccionar outra amostra.

A moda tem a capacidade de mudar e dar sentido à vida graças à conexão pessoal que tem com todos nós. Todos nós precisamos usar roupas, e cada peça que compramos representa uma escolha pessoal. Essa relação intrinsecamente humana entre nós e nossa moda que transforma a questão em algo político.

Como o conjunto tem um número ímpar de elementos, a mediana é o valor que está exatamente no meio do conjunto, que é o número 15. Portanto, a resposta é 15.

Fórmula do desvio-padrão
A fórmula diz que o desvio-padrão é a raiz quadrada da somatória da diferença entre cada um dos elementos do conjunto com a média, dividido pela quantidade de elementos do conjunto.

Variância e desvio padrão são medidas de dispersão, ou seja, parâmetros utilizados na Estatística para calcular o quanto os dados de um conjunto de valores podem variar. A variância (V) é útil para determinar o afastamento da média que os dados de um conjunto analisado apresentam.

Moda é uma das medidas de altura de um conjunto de dados, assim como a média e a mediana. Ela pode ser definida em moda amostral e populacional.