Quais são os três tipos de escalada?

Perguntado por: onovais3 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 18 votos

Em competições oficiais, a escalada conta com três modalidades: lead (dificuldade), boulder e speed (velocidade).

Existem várias modalidades de escalada: escalada de bloco, esportiva, artificial, indoor, tradicional, bigwall, alpina e em alta montanha (alpinismo). Na escalada a pessoa deve encontrar diferentes meios para ultrapassar os obstáculos, seja em montanhas ou na parede de uma academia.

Na escalada existem duas técnicas de progressão na parede: escalada livre, cujo material utilizado tem apenas como função proteger o escalador numa eventual queda, e escalada artificial, cujo material utilizado além de proteger o escalador numa queda é também utilizado para auxiliar na progressão.

A escalada pode ser dividida em quatro estilos principais: o boulder, a esportiva, a tradicional e o big wall. Apesar da divisão aparentar ser simples, por acreditarem em uma regra universal para os diferentes estilos, acabou-se gerando um conflito ético e ideológico entre os escaladores.

Escalada esportiva indoor
Em competições oficiais, a escalada conta com três modalidades: lead (dificuldade), boulder e speed (velocidade). Apesar de possuírem características diferentes, os escaladores precisarão passar por todas as categorias para conquistar a medalha olímpica.

Alpinista é nome dado aquele que exerce esse desporto ou atividade.

Os Tipos de Escalada: Esportiva, Clássica, Artificial, Boulder e Psicobloc.

A guiada exige que os atletas subam o mais alto possível em um tempo limite de seis minutos. A parede tem 15 metros de altura e ao escalar os competidores têm que passar a corda nas proteções, em sequência, à medida em que progridem na via. Caso essa regra não seja cumprida, a tentativa é encerrada.

BOULDER: ESCALADA VERTICAL BAIXA
Escalar uma via com símbolos de agarras ou pontos de apoio artificiais desenhados no piso.

A escalada como prática esportiva não tem uma origem definida porque registros apontam a grupos de escaladores em regiões montanhosas na Grã-Bretanha, na Alemanha e na Itália fazendo escaladas praticamente na mesma época. Já a primeira competição de escalada esportiva em rocha natural foi realizada na Itália em 1985.

A escalada é um esporte em que o praticante utiliza braços e pernas para subir em blocos, falésias, paredões de rocha, gelo ou montanhas. A escalada exige o máximo de força, concentração, técnica e adrenalina – aliás, são justamente esses fatores que conquistam cada vez mais adeptos tanto no Brasil como no mundo.

Na escalada livre, o esportista se apoia no próprio formato da pedra para subir, agarrando-se em pontas ou falhas naturais. Já na artificial, algumas agarras são fixadas na rocha para facilitar a subida. Na escalada livre, o escalador usa o seu próprio corpo (mãos e pés) como meio para poder subir na parede.