Como as bactérias são usadas na biotecnologia?

Perguntado por: gmorais . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 11 votos

Na biotecnologia, as bactérias são essenciais na técnica da reação em cadeia da polimerase (PCR) – muito conhecida por conta dos testes de COVID19 – à ferramenta de edição de genoma CRISPR.

Biotecnologia é a área de estudo e desenvolvimento de seres modificados em laboratório com o intuito de promover o aprimoramento de técnicas em vários setores da sociedade (indústria, saúde, meio ambiente, etc.). Acredita-se que os povos da antiguidade já utilizavam microrganismos na preparação de bebidas e alimentos.

As bactérias na engenharia genética
Nesse cenário, cientistas combinam fragmentos ou partes do DNA de diferentes organismos através do corte e recombinação dos genes. Esse processo acontece primeiramente com a retirada do DNA de um organismo (doador) e separação do gene que será usado.

A importância das bactérias é visível em diversos meios. Elas auxiliam: digestão de ruminantes, tratamento de esgoto, produção de antibióticos, fabricação de laticínios etc.

Bactérias também podem ser empregadas na produção de drogas terapêuticas, como antibióticos (Tirotricina, Bacitracina, Rifamicina, Neomicina, dentre outros), vitaminas, hormônio de crescimento e insulina; e na fabricação de determinadas enzimas e de alcoóis, como o metanol e etanol.

USOS E APLICAÇÕES DA BIOTECNOLOGIA

  • Medicina.
  • Indústria.
  • Alimentação.
  • Meio ambiente.

A biotecnologia possui diversos tipos e cada um deles tem sua aplicação específica. A partir dela é possível desenvolver produtos e soluções em áreas como medicina, agricultura, pecuária, alimentação, bioenergia, indústria química, eletrônica, dentre outras.

Microrganismos tecnológicos
Exemplos de alimentos produzidos desta forma são os derivados de leite, como queijo e iogurte, bebidas alcoólicas, pães e bolos. Estes sofreram o processo de fermentação, que também podem ajudar na sua conservação.

Portanto na produção de insulina, o gene humano é isolado e recortado por enzimas de restrição e inserido no também isolado plasmídeo da Escherichia coli. A partir daí um plasmídeo recombinante é formado e inserido na célula da bactéria, que codifica o gene humano da insulina, passando a produzi-la.

— A biorremediação é um processo que utiliza organismos vivos para fazer a descontaminação do ambiente. Ele pode utilizar bactérias para fazer a degradação de compostos tóxicos como pesticidas ou para fazer a acumulação de metal pesado presente em solo ou em água.

Na Indústria Farmacêutica, as bactérias são usadas sobretudo na produção de antibióticos, vacinas e hormonas. Podem também ser usadas para a produção de proteínas (como por exemplo, interferão e fator de necrose tumoral), de ácidos nucleicos e de outras substâncias biológicas importantes para o Homem (TODAR, 2012a).