Quais são os medicamentos produzidos por biotecnologia?

Perguntado por: emeireles8 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 5 votos

Alguns deles, como os biofármacos, antibióticos, biocenoses e algumas das terapias gênicas, já estão disponíveis para auxiliar no tratamento e diagnóstico de pacientes.

O que são os medicamentos biotecnológicos? Qualquer medicamento produzido a partir de fontes biológicas é um medicamento biotecnológico — também chamado de biológico.

Biofármacos são medicamentos obtidos por meio de técnicas biotecnológicas que utilizam células geneticamente modificadas para a produção de proteínas terapêuticas. O exemplo mais clássico é a produção de insulina recombinante para pacientes diabéticos.

São exemplos de medicamentos biológicos as insulinas, utilizadas no tratamento do diabetes; alfaepoetina, importante no controle da anemia decorrente da insuficiência renal crônica e anticorpos monoclonais recombinantes, utilizados no tratamento de alguns tipos de câncer e doenças auto-imunes.

Na Indústria farmacêutica a Biotecnologia esta presente com avanços significativos na área da saúde, no desenvolvimento de vacinas, terapia gênica, células-tronco embrionárias e na recém-criada célula sintética e desenvolvida pelo laboratório de Craig C.

Atualmente já existem 4 fármacos relacionados a substâncias de origem marinha em uso clínico - como anticâncer [ara-C (Citarabina®) e trabectedina (Yondelis®)], antiviral [ara-A (Vidarabina®)] e analgésico neuropático [ziconotídeo (Prialt®)].

Suas áreas de aplicação são a produção e o desenvolvimento de vacinas, medicações, métodos de diagnóstico, terapias gênicas, órteses e próteses, equipamentos médicos, reprodução artificial, dentre muitos outros.

Por meio de estratégias de clonagem gênica e mutagênese, podemos gerar micro-organismos atenuados (vírus e bactérias) de forma precisa e com mais segurança. Patógenos atenuados empregados nas vacinas de primeira geração podem reverter ao estado nativo virulento.

Então, aqui está uma olhada em algumas das principais tendências que irão impulsionar avanços e inovação neste campo emocionante nos próximos 12 meses.

  • Biotecnologia agrícola.
  • Biotecnologia ambiental.
  • Carne artificial.
  • Teste farmacêutico mais rápido e aprovação de medicamentos.
  • Remédio personalizado.

A biotecnologia utiliza células vivas para desenvolver ou manipular produtos com fins específicos, como, por exemplo, os alimentos transgênicos.