O que é uma API Cite exemplos?

Perguntado por: acurado . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 3 votos

A sigla API significa Application Programming Interface (ou Interface de Programação de Aplicações, em uma tradução livre). O termo designa todas as interfaces computacionais utilizadas para a coleta, o envio e a troca de informações entre diferentes programas e equipamentos.

A partir de APIs, é possível criar softwares, aplicativos, programas e plataformas diversas. Por exemplo, apps desenvolvidos para celulares Android e iPhone (iOS) são criados a partir de padrões definidos e disponibilizados pelas APIs de cada sistema operacional.

Uma API é uma espécie de ponte que liga diferentes tipos de software ou aplicações e pode ser criada em várias linguagens de programação. Para além de um bom desenvolvimento, uma API deve ter uma documentação clara e objetiva para facilitar a sua implementação.

Qual o principal objetivo de uma API? O principal objetivo de uma API é integrar dois sistemas diferentes. Essa troca de dados entre dois sistemas tem o objetivo de automatizar processos, na maioria das vezes, e centralizar o uso de um programa.

Como funciona uma API? A API funciona como uma espécie de “mensageira”, que recebe requisições de um cliente e transmite até um servidor, onde será processada e devolvida.

As APIs permitem que o usuário final utilize um aplicativo, software ou até uma simples planilha, consultando, alterando e armazenando dados de diversos sistemas, sem que o usuário precise acessá-los diretamente.

Trata-se de um conjunto de rotinas e padrões muito utilizados na web para facilitar a integração entre diferentes sites e aplicativos. O Google Maps, por exemplo, fornece uma API para que outros produtos utilizem os mapas em seus serviços. As APIs também são utilizadas em vários outros tipos de softwares.

A API SMS permite a você se comunicar com seus clientes por meio de mensagens via celular. Isso possibilita que as empresas tenham mais agilidade. Afinal, ele permite o envio de milhares de mensagens em poucos segundos, sendo uma ótima ferramenta para divulgar novos produtos, eventos e lançamentos.

As APIs (Application Programming Interface) são um conjunto de padrões que integram uma interface e que permitem a criação de plataformas de maneira mais simples e prática. O uso de APIs possibilita a criação de softwares, aplicativos, programas e podem ser facilmente integradas com diversas plataformas.

As APIs internas são o oposto das APIs abertas, pois são inacessíveis para consumidores externos e disponíveis apenas para desenvolvedores internos de uma organização.

As APIs Públicas são as responsáveis por sites que incorporam funções de redes sociais, como curtir e compartilhar e permitem acesso direto a pequenas funcionalidades da plataforma principal.