O que uma API pode fazer?

Perguntado por: ufurtado3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 16 votos

As APIs são usadas para integrar novas aplicações com sistemas de software existentes. Isso aumenta a velocidade de desenvolvimento porque cada funcionalidade não precisa ser escrita do zero. Você pode usar APIs para aproveitar o código existente.

API é um conjunto de padrões, rotinas e instruções de programação que permite que softwares ou aplicativos diferentes se conectem. Por meio de uma API é possível, por exemplo, fazer com que dois computadores “entendam” as instruções um do outro e gerem novas instruções a serem realizadas.

Quais os benefícios do uso de APIs nas empresas?

  • Ajuda na reestruturação de sistemas internos. As APIs nas empresas ajudam a melhorar a eficiência operacional por meio da automação de processos. ...
  • Melhora a experiência do usuário. ...
  • Permite a conectividade com parceiros. ...
  • Oferece novas oportunidades de interação com os clientes.

API ou Application Programming Interface, que em português quer dizer Interface de Programação de Aplicações, é um conjunto de funções e procedimentos que permitem a integração de sistemas, permitindo a reutilização das suas funcionalidades por outras aplicações ou software.

As APIs (Application Programming Interface) são um conjunto de padrões que integram uma interface e que permitem a criação de plataformas de maneira mais simples e prática. O uso de APIs possibilita a criação de softwares, aplicativos, programas e podem ser facilmente integradas com diversas plataformas.

Os desenvolvedores podem usá-la para criar funcionalidades financeiras em seus aplicativos. Dentre suas funções, podemos destacar que ela estrutura as informações financeiras em contas ou outros tipos de transações. Também possibilita a recuperação de transações por meio de unidades monetárias, integradas ou próprias.

As camadas

  • A camada de aplicação.
  • A camada de transporte.
  • A camada de rede.
  • A camada de enlace.
  • A camada física.

A API pode utilizar qualquer estilo de comunicação, porém o serviço Web só executa apenas três estilos de comunicação que são eles SOAP, REST e XML-RPC. A API não precisa de uma rede para seu funcionamento acontecer, enquanto o Web Server depende disto.

APIs abertas são aquelas que os "proprietários" disponibilizam para que outras empresas utilizem o código e façam integração com outros sistemas. Ou seja, trata-se de uma API disponível para desenvolvedores externos. Mas isso não significa que seja uma API livre, sem autenticação, controle ou custos.

As APIs internas são o oposto das APIs abertas, pois são inacessíveis para consumidores externos e disponíveis apenas para desenvolvedores internos de uma organização.

É através da integração via API que dados são trocados entre sistemas distintos, e isso permite que tarefas automatizadas sejam pré-definidas, e quando determinada informação de um sistema for obtida, outra ação é iniciada automaticamente.

Além de possibilitar a conexão de diferentes aplicações, facilitando a vida dos usuários, as APIs trazem mais agilidade e praticidade e para uma série de processos, seja a integração entre banco de dados ou a troca de informações entre um ERP e outras plataformas, por exemplo.

As estruturas padrões das APIs protegem a troca de dados entre as plataformas. Isso ocorre porque somente um número limitado de dados pode ser transferido entre a “ponte” que interliga os sistemas. Inclusive, é por conta dessa limitação que é possível unir aplicações com serviços bancários de forma segura.

É uma API de alto nível que fornece modelos de objetos imutáveis para estruturas de objetos e matrizes JSON. Estas estruturas JSON são representadas como modelos de objetos usando os tipos do Java JsonObject e JsonArray. Na Tabela 1 são incluídas as classes e interfaces principais da API de modelos de objetos.

O Amazon API Gateway é um serviço da AWS para criação, publicação, manutenção, monitoramento e proteção de APIs REST e WebSocket em qualquer escala. Os desenvolvedores de API podem criar APIs que acessem a AWS ou outros web services, bem como dados armazenados na Nuvem AWS .